Dinamite fala sobre a atual situação do Vasco

Presidente vascaíno concede entrevista coletiva e fala de sua gestão, problemas financeiros e venda de atletas
Presidente comentou sobre vários assuntos nesta terça-feira / Marcelo Sadio/Vasco Em meio à crise pela qual passa o Vasco, o presidente Roberto Dinamite concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira e abordou vários assuntos, como as saídas de jogadores durante a temporada, programa de sócios, centro de treinamento, categorias de base do Cruz-Maltino e salários atrasados. O dirigente prometeu uma equipe mais competitiva no próximo ano.

O mandatário chegou a lembrar que quando era jogador também conviveu com atrasos de salários, mas ressaltou que isso não justifica a falta de cumprimento com as datas do atual elenco.

Roberto Dinamite voltou a falar após mais de um mês sem se pronunciar. A última vez em que ele havia aparecido em público foi na inauguração do CT da base, em Itaguaí, no fim de setembro.

Desde o meio do ano que o presidente vem enfrentando críticas vindas das arquibancadas. Os torcedores contestam, principalmente, a atitude da diretoria em ter se desfeito de jogadores importantes e não contratado, segundo os cruz-maltinos, à altura.

Veja abaixo a coletiva de Roberto Dinamite:

Esse momento é importante para o nosso clube, fundamental para as pessoas que vivem o Vasco diretamente no nosso dia a dia. Vou esclarecer alguns pontos que foram importantes nessa relação clube, instituição e imprensa do modo geral.

Sempre pautei, na minha vida que é uma troca, e quando tem essa troca se tem o respeito e vai e vai bem, e nesse sentido que eu quero, nesse momento, me colocar e falar para vocês algumas coisas para que não continuemos a cair na mesmice. Seria muito fácil falar que não é o meu perfil. Nessa troca o mínimo de respeito. Como ao longo da minha carreira de atleta e agora presidente sempre tratei todos com respeito.

Vim aqui para acabar um pouco com essa coisa de disse me disse e cada um externar posições. O regime é presidencialista, mas quem convive comigo no dia a dia sabe do meu jeito de ser. Todos os profissionais têm autonomia. Quero colocar alguns pontos e tópicos que são importantes para mostrar algumas coisas que estão sendo feitas ou foram realizadas dentro da nossa administração. Tem coisas que interessam a uns e outros, de repente a ninguém, mas é importante colocar para todos. Vou estar aqui para responder o que eu acho que é correto responder e não vou me alongar muito.

Diego Souza e Fagner

Diego veio para o Vasco em uma situação em que o time adquiriu 33% desse jogador e numa parceria com a Traffic e o Atlético-MG. Tínhamos o direito de exercer agora, nesse período de setembro, mais 20% que seriam 50%, pagaria mais 1,2 milhões euros. Ele recebeu uma proposta no período próximo a janela, conversei com o jogador, falei também com as pessoas que estavam diretamente. Disse da importância que tem pro Vasco, mas sempre tem a realização que financeiramente seria bom para ele.

No primeiro momento não fizemos a operação e ele foi para o jogo com o Figueirense, e no segundo momento veio a mesma proposta pelo procurador e a partir dai não teve mais o contato que tínhamos anterior e o jogador optou por sair. Eu fui a pessoa que falei para o Diego que a saída dele não seria boa, mas ele tinha um contrato firmado, e por esse motivo ele optou em sair e saiu do Vasco e foi para o mundo árabe.

Nesse meio tempo o presidente que tem que assinar, ele que faz a liberação e foi o que aconteceu. O jogador viajou, tinha o prazo de encerramento da janela, foi feito isso. o jogador viajou, assinou o contrato. Presidente tem um limite até onde pode chegar a permanência é importante, mas é quando o jogador pensa da mesma forma. E ai dou exemplo hoje, estão falando da possível saída do dede, e ele só está no Vasco porque quer estar no clube. Quer disputar copa e por isso esta aqui.

A informação que nós temos, junto com a Traffic e o Fernando Lamar, já foi feito um encaminhamento que o Vasco não recebeu 1,6 milhão. A equipe onde o Diego já foi notificado e dentro da resposta do que foi conferida ao Vasco junto com a Traffic, nós temos até o próximo dia 8 de novembro a palavra final com relação ao Diego. (mostrou o documento encaminhado a FIFA).

No caso do Fagner, um jogador importante mas que dentro daquele momento que o Vasco viveu 2008, 2009, não tínhamos condições de trazer grandes jogadores, o Fagner foi apresentado ao Vasco através do empresário, 80% dele e 20% praticamente dado ao Vasco. Teve contusões e depois virou um jogador importante dentro do grupo. e ai veio a proposta e depois ele achou que seria bom financeiramente para ele. Tentamos convence-lo a ficar, mas ele quis sair.

Rômulo

Rômulo teve uma proposta muito boa para ele e para o vasco. Foi feita a operação e o vasco cumpriu com aquilo que tinha que ser feito e os investimentos e recursos foram investidos em pagamentos e outros compromissos que são diários praticamente. Aspecto técnico e financeiro foi ruim, tanto que não recebemos o Diego.

Sócios
Está entrando uma nova empresa, tivemos que fazer um acordo com quem estava e com isso. Jefferson Sports.
Atrasados

Vasco está em atraso? Está. Posso dizer que dentro do futebol brasileiro, é um atraso. Não digo que tenham que entender, o ideal é que esteja pagando todo mundo dia 5, mas quem vive no futebol sabe que as parcerias, principalmente da TV, os recursos saem também depois do dia 20. Um fala dois meses, outro um, o Vasco está em atraso de um mês com os nossos profissionais, com relação a salários. temos outras independências mas que são diretamente ligadas aos nossos atletas.

Base e amigos

Muito se falou e são meus amigos que são pessoas que gosto e respeito. mas num primeiro momento achei que seria importante ao clube, no segundo momento achamos que era como gostaríamos. agora temos uma nova comissão, novos profissionais, temos um compromisso firmado do Ct que é do Pedrinho Vicençote e tão logo consiga equilibrar nossas finanças, ai existe o interesse muito grande de alguns vascaínos de comprar esse espaço e possa dar continuidade a esse trabalho da base.

CT Do profissional


Existe já um documento com a prefeitura e aí não é só o do Vasco mas vou falar do Vasco que é a parte que interessa. esse espaço é na barra. aproveitando a oportunidade em cima disso soube, ou saiu em algum jornal, de que o Vasco cederia o espaço do calabouço e não é verdade. Não existe nenhum documento, não existe nada que foi conversado o que se levantou com relação ao Vasco ter esse Ct na barra e em contrapartida ceder a sede do calabouço.