A hora da verdade: seletiva de Lages, na Serra Catarinense, é neste fim de semana

Cerca de 1,2 mil garotos de oito a 12 anos disputam duas vagas para estágio no Real Madri

A hora da verdade: seletiva de Lages, na Serra Catarinense, é neste fim de semana PABLO GOMES/Agencia RBS
Cleonir Costa, coordenador técnico: "procuramos habilidade, comportamento e espírito de equipe"
Foram três meses de preparativos até o momento decisivo. Quem tinha de treinar, treinou. A hora da verdade chegou e, neste fim de semana, a Serra, o Meio-Oeste e o Oeste de Santa Catarina conhecerão os garotos de oito a 12 anos que podem virar ídolos da maior paixão dos brasileiros.
O projeto Peneirinha Gillette, desenvolvido pelo Grupo RBS em parceria com a Procter & Gamble (P&G) e com apoio das federações catarinense e gaúcha de futebol, chega à penúltima das seis etapas programadas para Santa Catarina, num total de 15, incluindo o Rio Grande do Sul.
A seletiva deste fim de semana será em Lages. Cerca de 1,2 mil garotos já se inscreveram. Os testes ocorrerão a partir das 7h deste sábado, no Estádio Vidal Ramos Júnior, localizado no Bairro Sagrado Coração de Jesus.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 14h, no local do evento. É obrigatório ter entre oito e 12 anos, estar acompanhado de um responsável, levar comprovante de matrícula e frequência escolar e carteira de identidade ou certidão de nascimento.
Os atletas serão avaliados por 20 minutos cada. Eles serão escolhidos aleatoriamente dentro de suas categorias – oito e nove anos e de 10 a 12 – a fim de evitar “panelinhas” entre alunos de escolinhas. Já as posições escolhidas na inscrição não serão necessariamente cumpridas, pois os técnicos poderão fazer alterações durante os jogos a fim de melhor colocar os garotos em campo.
O júri é formado por seis avaliadores – três para cada categoria -, todos da área de Educação Física e ex-jogadores profissionais. O corpo técnico será composto por 62 educadores físicos que trabalharão nas inscrições, aquecimento dos garotos, divisão e organização dos times em campo. Os testes ocorrerão no campo principal do estádio, cujo gramado está bom e será dividido em dois. Já os pais só poderão ficar nas arquibancadas. No campo suplementar haverá brincadeiras.
A primeira lista dos selecionados para a segunda etapa, no domingo, será divulgada ao meio-dia deste sábado. A segunda sairá às 18h e, a terceira, às 12h de domingo. À tarde, os selecionados serão avaliados novamente por 20 minutos cada e, às 18h, serão divulgados os 30 aprovados – 15 de cada categoria - para a fase estadual, que ocorrerá dias 10 e 11 de novembro, em Florianópolis.
Na final, os 180 selecionados nas seis seletivas regionais – Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Palhoça – serão testados novamente, mas somente dois – um de cada categoria – terão a oportunidade de acompanhar por 15 dias, lá na Europa, a rotina do Real Madri, um dos times mais poderosos do mundo, e ganharão um ano de escolinha na cidade onde moram.

Entrevista com o coordenador técnico do Peneirinha Gillette em Lages
Cleonir Costa tem 31 anos, é formado em Educação Física, promove eventos esportivos no Serviço Social da Indústria (Sesi) e coordena os professores das academias ao ar livre da Fundação Municipal de Esportes (FME).

* DIÁRIO CATARINENSE: Quais as orientações para ter um bom desempenho no teste?

CLEONIR COSTA: Tem que se sentir confortável, ficar à vontade, manter a calma e fazer o que faz no dia a dia, jogando o futebol da rua ou da escolinha. Também é importante esquecer que estará sendo avaliado e que os pais estarão na arquibancada.

* DC: O que fazer se não for selecionado?

CLEONIR: Não desistir, levantar a cabeça e tentar de novo. O Cafu fez 16 testes até conquistar a Copa do Mundo de 2002 como capitão da seleção brasileira.

* DC: Os garotos que participarão da seletiva de Lages estão bem preparados?

CLEONIR: Acredito que 99% deles nunca tiveram oportunidades. A maioria é da periferia e joga na rua, em várias posições. É grande a possibilidade de sair um jogador moleque, bom de bola. O Brasil perdeu isso, e a exceção é o Neymar, com o seu jeito de brincar e conduzir a bola. Teremos muitos meninos bons entre os finalistas, com qualidade para estar entre os dois vencedores.

* DC: Qual é o perfil dos garotos que o Peneirinha Gillette procura?

CLEONIR: Atletas com habilidade, bom comportamento e espírito de equipe.