Responsável pela manutenção da tabela é indiciado pela morte de jogador de basquete

David é atendido após acidente com a tabela. Atleta não resistiu aos ferimentos
David é atendido após acidente com a tabela. Atleta não resistiu aos ferimentos

A investigação das causas da morte do jogador de basquete David Henrique Conrado Meira, 19 anos, que faleceu no último dia 22 depois que uma tabela de basquete caiu sobre seu corpo, foram concluídas. O responsável pela manutenção do equipamento, Luiz Henrique da Silva, de 43 anos, foi indiciado por homicídio culposo.
O laudo do 1º departamento de polícia da ASA Sul concluiu a investigação e apontou como causa o 'desprendimento dos mancais dos rolamentos que ocorrera em decorrência de manutenção inadequada da Tabela de Basquete Articulável e Móvel'.
O documento fala em "aperto inadequado dos parafusos de fixação do mancal direito do cavalete traseiro, fixado à extremidade da lança, vindo esse mancal a se desprender da lança devido à folga apresentada em seu parafuso, aliada à provável ausência do outro parafuso, tendo em vista que não fora localizado o segundo parafuso quando dos exames no local".
David sofreu o acidente no dia 12 de julho, quando tentou enterrar em um lance, mas a tabela cedeu e caiu sobre seu pescoço e seu ombro. Inconsciente, o jovem foi atendido ainda em quadra por um médico que estava no ginásio da ASCEB, onde ele treinava. O jovem estava internado em estado grave na UTI, mas não resistiu aos ferimentos.
O atleta fazia parte da equipe sub-22 do Brasília, que treina para a segunda edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico, competição organizada pela LNB que conta com a participação de jogadores das categorias de base dos times do NBB.