Grêmio aproveita única chance, vence o Inter no Beira-Rio e assume terceiro lugar

Uma chance viva e um gol. O Grêmio foi o supra-sumo da efetividade neste domingo, no Beira-Rio, e bateu o Internacional em um clássico de disputa direta pelo G-4. Com um gol de Elano, no início do jogo, o time de Vanderlei Luxemburgo aguentou a pressão vermelha do segundo tempo e subiu na tabela. Um a zero mais do que suficiente para subir na tabela e brecar o rival.
Com 37 pontos, os gremistas superam o Vasco – derrotado pelo Fluminense no sábado, e chegam ao terceiro lugar. De quebra, a equipe de Kleber e Zé Roberto amplia a distância para o Inter. O Colorado para nos seus 31 pontos e encerra o turno longe da zona de classificação para a Libertadores.

Elano comemora gol do Grêmio sobre o Inter no estádio Beira-Rio no primeiro Gre-Nal do Brasileiro
O primeiro tempo do clássico foi dividido e com várias chances, apesar do campo molhado e pesado pela chuva. No começo, o Grêmio esteve melhor. Com mais posse de bola e dando clara ideia de querer marcar cedo. O plano tomou forma aos 7 min, no primeiro lance de gol do jogo. Elano aproveitou rebote de Muriel, que falhou e ficou no meio do caminho, e chutou colocado.
A participação do meia foi curta. Dez minutos mais tarde ele desabou no campo e deu lugar para Marquinhos. O reflexo da troca foi a mudança no domínio. Aos poucos, o Inter ganhava posse de bola, mas sem conseguir chegar na cara de Marcelo Grohe. Ainda assim, improvisação de Kleber no meio-campo se mostrava inócua a cada minuto.
O Grêmio respondia com calma e espera. Nessa linha, o time de Luxemburgo errou uma vez. Aos 22, Fernando errou o passe e Damião serviu Forlán. Cara a cara com Grohe, o craque da última Copa do Mundo falhou. Um chute de fácil alcance. Zé Roberto, de falta, respondeu. O uruguaio arriscou outra vez, em chute quase extraído direto do mundial da África do Sul. O camisa um gremista espalmou.
Antes do apito do intervalo, o Inter esboçou uma pressão. Não fez e deixou o campo na bronca com Leandro Vuaden. Os comandados de Fernandão queriam pênalti em dois lances em que a bola teria sido dominada com a mão. Primeiro com Anderson Pico e depois Werley.
Na volta do vestiário, o Internacional foi para cima. Logo com 50 segundos invadiu a área do Grêmio e por pouco não fez com Forlán. O chute do gringo foi interrompido por um carrinho de Fernando. Antes dos 15, sem ver mudança no placar, Fernandão mexeu no time. Sacou Kleber, colocou Dagoberto e foi para cima de vez.
Com o 4-3-3, os donos da casa transformaram o Gre-Nal em um ataque contra defesa. Os visitantes se seguravam com bom desempenho de Gilberto Silva e Werley. E escaparam aos 20, quando Kleber serviu Leandro – substituto de Marcelo Moreno. Muriel saiu do gol para abafar a investida.
Com o relógio correndo e sem empatar, Fernandão foi para o tudo ou nada. Colocando Dátolo no lugar de Ygor. Antes do fim, a desespero vermelho deu mais espaços para os contra-ataques adversários. Rafael Moura entrou no lugar de Forlán, mas não mudou o quadro. No último lance, Marcelo Grohe fez defesa de reflexo. O lance já estava anulado por impedimento, mas foi o símbolo do jogo. Tanto que o goleiro foi abraçado pelos colegas. Em uma celebração da efetividade em território inimigo.

Personagens da Partida

Melhores

Gilberto Silva
Experiente zagueiro foi praticamente perfeito e reduziu chances do Inter
Elano
Meia atuou apenas 15 min, mas anotou o único gol do clássico

Piores

Muriel
Falhou no lance do gol do Grêmio e depois não foi mais acossado
Diego Forlán
Perdeu gol na cara de Grohe e manteve seca de gols no Inter