Jabulaaaaani: bola da África do Sul é a mais famosa de todas as Copas

Lembre a história da bola que virou bordão de Cid Moreira em 2010

Por GLOBOESPORTE.
“Jabulaaaaaaaani” na voz barítono do locutor e apresentador da TV Globo Cid Moreira sintetiza o sucesso que a bola oficial da Copa do Mundo Fifa de 2010, na África do Sul, fez durante a competição. Nenhuma outra teve tanta repercussão na história do Mundial quanto a utilizada na primeira vez que o torneio foi em solo africano.O famoso
Jabulani (Foto: Divulgação/Adidas)
A Jabulani, que significa “celebrar”, em zulu (um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul), foi um recorde de venda. Em várias lojas sul-africanas durante a Copa o estoque do produto se esgotou. Nos demais países a procura pela bola do Mundial também foi grande, tamanho o sucesso que ela fez. Kaká, por exemplo, elogiou a bola à época.
- Para mim, o contato com a bola é muito importante. E com a Jabulani é ótimo – declarou o jogador do Real Madrid, uma das estrelas do Brasil naquela Copa.
A Jabulani pregou algumas peças nos goleiros, por causa do contato do ar com os gomos redondos, bem juntos e uma superfície ligeiramente irregular. O produto, confeccionado pela adidas, parceira da Fifa, teve algumas homenagens em sua confecção. Foram usadas onze cores na bola. A ideia da empresa era elas representassem os onze titulares de cada uma das 32 seleções, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e também as 11 diferentes tribos que existe no país africano.
Décima primeira bola de Copa confeccionada pela Adidas, a Jabulani foi testada no Mundial de Clubes da Fifa de 2009 e foi utilizada também na Copa das Nações Africanas de 2010, na Angola. Mas o primeiro gol marcado com ela no Mundial da África do Sul foi por Tshabalala, jogador da seleção anfitriã no empate com o México.

iniesta com a bola copa do mundo 2010 (Foto: Getty Images)Iniesta faz o gol do título da Espanha: Jo'bulani
dourada na decisão (Foto: Getty Images)
- Fantástica, a bola faz exatamente o que eu quero que ela faça – disse, à época do lançamento, o alemão Michael Ballack.
Perto da escolha do nome da bola da Copa do Mundo Fifa de 2014, no Brasil, a Adidas se prepara para mais um lançamento recheado de tecnologia. Em 2010, com a Jabulani, a empresa utilizou oito gomos em 3-D na confecção do produto. Além da Aero grooves (ranhuras), que criam um visível perfil limpo na superfície da bola.
Na decisão da Copa do Mundo Fifa de 2010, no entanto, a Jabulani deu lugar a Jo’bulani, uma variação do nome anterior em homenagem à cidade de Joanesburgo, palco da decisão entre Espanha e Holanda. Com um gol de Iniesta, aliás, os espanhóis venceram por 1 a 0 e conquistaram pela primeira vez o Mundial.

Agora, a bola está com o Brasil: Bossa Nova, Brazuca ou Carnavalesca? Vote e ajude a escolher o nome da bola da Copa do Mundo
Veja abaixo um pouco da história das outras bolas da Copa entre 1970 e 2006:
adidas TelstarCopa do Mundo Fifa de 1970
Bola Telstar - Copa de 1970 (Foto: Divulgação/Adidas)
A Telstar foi a primeira bola de futebol branca a ser decorada com pentágonos pretos. Com a Telstar, a adidas apresentou uma nova configuração para as bolas de futebol, consistindo em 32 painéis costurados a mão (12 pentágonos e 20 hexágonos), criando uma bola redonda perfeita.
A Copa do Mundo de 1970, no México, foi a primeira a ser televisionada ao vivo e o desenho revolucionário de Telstar - o nome significa “Estrela da Televisão” – foi feito para tornar a bola muito mais visível para as televisões preto e branco. Até hoje, a Telstar adidas tornou-se um símbolo do futebol.
 

adidas Telstar e adidas ChileCopa do Mundo Fifa de 1974
Bola Telstar - Copa de 1974 (Foto: Divulgação/Adidas)
Duas bolas adidas foram usadas na Copa na Alemanha em 74. A Telstar fez novamente sua aparição, e explorando o êxito dessa bola, a adidas introduziu uma nova versão toda branca, denominada adidas Chile (inspirada na bola toda branca que foi usada em 62 no Chile). Os materiais e as técnicas usadas na Telstar e na Chile foram idênticos àqueles de quatro anos atrás.

adidas TangoCopa do Mundo Fifa de 1978
Bola Tango - Copa 1978 (Foto: Divulgação/Adidas)
Em 1978, o futebol teve outra revolução com o desenho da Tango adidas. Mais uma vez, a adidas criou uma bola que se tornaria “um clássico do futebol”. Vinte painéis com “tríades” criavam a impressão visual de 12 círculos idênticos. Nos anos seguintes todas as bolas oficiais da Copa do Mundo FIFA® foram inspiradas neste design.

adidas Tango EspañaCopa do Mundo Fifa de 1982
Bola Tango España - Copa de 1982 (Foto: Divulgação/Adidas)
O desenho da Tango foi ligeiramente alterado em 1982. Contudo, a Tango España apresentou uma inovação tecnológica: apresentou costuras de couro seladas à prova d’água. Isso reduziu drasticamente a absorção de água pela bola, além de minimizar o aumento de peso.

adidas AztecaCopa do Mundo Fifa de 1986
Bola Azteca - Copa de 1986 (Foto: Divulgação/Adidas)
A bola oficial de 1986 revolucionou a produção de bolas de futebol. A adidas Azteca foi a primeira bola de futebol totalmente sintética. O uso de materiais sintéticos aumentou a durabilidade e minimizou a absorção de água. O design da adidas Azteca foi o primeiro a ser inspirado na cultura do país anfitrião da Copa do Mundo, mostrando murais astecas no meio das tríades do Tango.

adidas Etrusco UnicoCopa do Mundo Fifa de 1990
Bola Etrusco Unico - Copa de 1990 (Foto: Divulgação/Adidas)
A adidas Etrusco Unico foi produzida completamente com materiais sintéticos e à prova d’água. Para remeter à cultura italiana, seu design mostra três cabeças de leões etruscos dentro de cada uma das vinte tríades Tango.

adidas QuestraCopa do Mundo Fifa de 1994
Bola Questra - Copa de 1994 (Foto: Divulgação/Adidas)
Em 1994, a adidas introduziu uma bola de alta tecnologia, a adidas Questra, com uma camada de espuma de polietileno branca. Esta camada fez da Questra uma bola mais suave ao toque, mais controlável e com muito mais velocidade.

adidas TricoloreCopa do Mundo Fifa de 1998
Bola Tricolore - Copa de 1998 (Foto: Divulgação/Adidas)
A adidas Tricolore, foi a primeira bola oficial multicolorida. A Tricolore oferecia uma camada de espuma sintética avançada, uma matriz apertada e regular, composta por enchimento de gás, fechamento individual e micro balões altamente duráveis. Também foi usada uma tecnologia de impressão “under glass”, aumentando a longevidade e visibilidade do design da bola.

adidas FevernovaCopa do Mundo Fifa de 2002
Bola Fevernova - Copa de 2002 (Foto: Divulgação/Adidas)
A Fevernova possuía uma camada de espuma sintética refinada, que garantiu à bola características superiores de performance, e chassi costurado em três camadas, permitindo mais precisão e previsibilidade da trajetória da bola. O colorido da bola é revolucionário e o uso das cores foi inteiramente baseado na cultura asiática.

adidas +TeamgeistCopa do Mundo Fifa de 2006
Bola Teamgeist - Copa de 2006 (Foto: Divulgação/Adidas)
Para a 10º edição da Copa do Mundo FIFA que a adidas é patrocinadora, a marca apresentará outra inovação revolucionária quanto a desenho e tecnologia.
A nova Bola da adidas foi oficialmente apresentada no dia 9 de Dezembro de 2005, durante o sorteio da Copa do Mundo, em Leipzig, na Alemanha.