Lembra Dele? Ex-xodó do Fla, Roma, 'clone' de Romário, vira empresário

Ex-jogador, que ganhou apelido por semelhança com Baixinho, estuda Direito em Belém: 'Me comparar com um mito me dá muito orgulho'

ex-atacante Roma trabalhando como agente de jogadores (Foto: GLOBOESPORTE.COM/PA)
Foi por causa da semelhança física com o atacante Romário que o jovem Paulo Marcel ganhou apelido quando começou a aparecer nas escalações do Flamengo. Virou Roma, uma espécie de abreviação do nome do craque que, após a conquista da Copa de 1994, passou a vestir a camisa rubro-negra. Hoje, aos 33 anos, Paulo Marcel Merabet aparenta timidez, mas é solícito e receptivo ao entrar em seu escritório em um edifício comercial de luxo em Belém. 
Roma chegou ao Flamengo no fim de 1997, próximo de completar 19 anos, para fazer parte do time de juniores. Nascido e criado na capital do Pará, o garoto acabava de dar um grande passo na vida. Mas, assim como muitos meninos que vão tentar crescer na carreira longe de casa, é preciso um diferencial para se destacar, mesmo na base de um grande clube do Brasil. No caso do atacante paraense, a semelhança física com Romário, na época o grande ídolo rubro-negro, foi fundamental para que fosse notado.
– Só me ajudou. Me comparar com um mito do futebol, um dos maiores atacantes de todos os tempos, é uma coisa que ainda me dá muito orgulho. As pessoas começaram a me olhar diferente e notar o meu futebol – relembra.
Apesar dos convites para continuar nos gramados, ele diz que parou de jogar para se dedicar ao mundo dos negócios, aos estudos e, claro, à esposa Amanda e às filhas Marcella e Rafaella.
Vida de escritório: Roma vira empresário
Autor de um dos gols que livraram o Fla do rebaixamento em 2001 (relembre no vídeo acima), Roma virou empresário, agente de jogadores de futebol e passou no vestibular para Direito em uma faculdade particular da capital paraense. Filho de Marneide Merabet, desembargadora do Tribunal de Justiça do Pará, e irmão de David, também advogado, Roma quer seguir os passos dos familiares e atuar na área do Direito Desportivo, que ele considera carente em Belém. 
Ex-atacante Roma com sua esposa Amanda e filhas Marcelle e Rafaela (Foto: GLOBOESPORTE.COM/PA)
 – Vivo com minhas economias de banco e tenho uma loja de bijuterias em um shopping. Também estou com um projeto de gestão esportiva. Já temos algumas parcerias com empresas conhecidas do ramo – explicou Roma, que tem, entre os jogadores já contratados por sua empresa, o goleiro Paulo Rafael, do Paysandu, e o meio-campo André Mensalão, ex-Tuna Luso e atualmente no Guarany de Sobral.
Seguindo o exemplo de Ronaldo Fenômeno, detentor da 9ine, Roma quer ser referência na área esportiva em toda a Região Norte agenciando a imagem e a carreira de atletas. Em paralelo, ele pretende montar um projeto social em Marapanim, município no nordeste do estado, distante cerca de 130km de Belém – onde o pai desenvolve atividades politicas.