Brasil recebe as boas-vindas e dá a largada para os Jogos Paralímpicos

Bandeira brasileira é hasteada na Vila, e Daniel Dias decreta: 'Começou'

O hino nacional brasileiro tocou pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Londres. Cinco dias após a entrada, a delegação do Brasil foi recepcionada oficialmente pela organização do evento na Vila Paralímpica. Com a presença da grande maioria dos 182 atletas, a bandeira do país foi hasteada na zona internacional em cerimônia que contou com o mesmo ritual dos Jogos Olímpicos, onde dançarinos e cantores realizaram uma performance ao som de músicas da banda britânica Queen.
Delegação paralímpica do Brasil (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)  Delegação paralímpica do Brasil marca presença na Vila Paralímpica (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
A dois dias da cerimônia da abertura, os brasileiros puderam sentir pela primeira vez o clima da competição e demonstraram bom humor durante todo o tempo. Um dos mais empolgados, o nadador Daniel Dias copiou as coreografias do grupo de dança e celebrou as boas-vindas aos Jogos após cerca de um mês de treinamentos em Sierra Nevada, na Espanha, e Manchester, no norte da Inglaterra.
- Estávamos até conversando que não estávamos sentindo o clima, mas todo mundo cantando o hino foi de arrepiar. Podemos dizer: “Londres começou”. Claro que ainda vai ter a cerimônia de abertura. Vai ser uma honra ser o porta-bandeira. Mas esse evento de entrada na Vila foi legal de ver.
Outro destaque da delegação brasileira, a velocista Terezinha Guilhermina, recordista mundial nos 100m, 200m e 400m rasos na classe T11, se disse emocionada com a apresentação.
Delegação paralímpica do Brasil (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)   Atletas brasileiros são recebidos com festa na Vila Paralímpica (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
- Foi especial. Agora eu pude me sentir no grupo de uma maneira que não tinha acontecido antes. Estou emocionada por esse momento e por tudo que tem acontecido na minha vida.
Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons seguiu o discurso de seus principais atletas e disse que o hasteamento da bandeira marcou o ponto de partida dos Jogos para os brasileiros.
- Tem um gostinho especial. Oficialmente nos receberam, oficialmente estamos nos Jogos. É concentrar e fazer os ajustes finais, um detalhe aqui e ali. Mas realmente agora a Paralimpíada já começou.
Delegação paralímpica do Brasil (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Bandeira do Brasil é hasteada na Vila Paralímpica
de Londres
O dirigente comentou ainda o clima descontraído exibido pelos atletas, que iniciam as disputas na próxima quinta-feira com uma missão: chegar ao sétimo lugar no quadro de medalhas.
- É uma característica da nossa delegação: a empolgação, a animação, o espírito de uma delegação única. Isso é muito importante. As modalidades falam entre si, têm amizade e, apesar da responsabilidade grande, todos estão tranquilos.
Os Jogos Paralímpicos de Londres acontecem do dia 29 de agosto a 9 de setembro, e o Brasil estará representado por 182 atletas, 115 homens e 67 mulheres. Em Pequim, o país conquistou o melhor resultado da história: a nona colocação, com 49 medalhas (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes).