Um ano após AVC, Ricardo Gomes convive com recuperação surpreendente e incertezas

Do UOL, no Rio de Janeiro O dia 28 de agosto de 2011 ficou marcado não só para os vascaínos, mas também para todas as pessoas que acompanham o futebol brasileiro. Há exatamente um ano, Ricardo Gomes sofria um AVC (Acidente Vascular Cerebral) durante o clássico entre Vasco e Flamengo. A recuperação surpreendente criou expectativa para um retorno rápido ao banco de reservas cruzmaltino. No entanto, o tempo passou e o momento é de incertezas sobre o futuro de Gomes como treinador.
O UOL Esporte resume o agitado ano de Ricardo Gomes, com rotina de fisioterapia, visitas a jogadores na concentração, jogos de futebol somente pela televisão e fase de definição sobre o seu retorno ao Vasco. Confira detalhes marcantes da trajetória do ex-zagueiro desde o episódio naquela tarde de domingo no Engenhão:

RICARDO GOMES SOFRE AVC DURANTE JOGO NO ENGENHÃO

Fernando Maia/UOL
Após sofrer um AVC hemorrágico no segundo tempo do jogo contra o Flamengo, o técnico foi levado às pressas ao hospital Pasteur, onde passou por delicada cirurgia de três horas para drenagem do excesso de sangue no cérebro. Após a tensão na noite de domingo, a equipe médica informou regressão no hematoma no cérebro e descartou nova cirurgia no técnico. A evolução de Gomes era vista como satisfatória e surpreendente na segunda. Dois dias depois, os médicos iniciaram a retirada dos sedativos, e o processo de recuperação começou.

PERÍODO NO HOSPITAL, VISITAS E APOIO DE TORCIDA E CLUBES

Pedro Ivo Almeida/UOL
O técnico ficou internado no hospital durante três semanas. Nesse período de franca evolução em seu quadro de saúde, Ricardo Gomes recebeu visitas de personalidades do futebol, como Romário. Após a retirada dos sedativos, ele iniciou etapa importante de fisioterapia. As sessões eram decisivas para reduzir as possibilidades de sequelas motoras nos membros do lado direito do corpo. Do lado de fora do hospital, torcedores se manifestavam em favor do ex-zagueiro. Clubes do futebol brasileiro também prestaram homenagens. Após quase duas semanas entubado, Ricardo Gomes manteve a melhora e foi transferido para o quarto. Lúcido e se alimentando bem, ele teve aval dos médicos para voltar para casa sete dias depois.

GOMES APARECE NA CONCENTRAÇÃO E EM SÃO JANUÁRIO

Divulgação/Vasco
Ponto importante da recuperação, o encontro de Ricardo Gomes com o elenco do Vasco se tornou comum. O treinador foi algumas vezes até o hotel em que os jogadores estavam concentrados. Em 2012, ele já compareceu a São Januário três vezes. Na última visita, no início de agosto, o técnico conversou com atletas e comissão técnica no vestiário. Ele foi abraçado por jogadores e pelo amigo Cristóvão Borges. O treinador transmitiu apoio ao elenco antes do confronto contra o Corinthians.

FISIOTERAPIA E FUTEBOL SOMENTE PELA TELEVISÃO

DivulgaçãoRicardo Gomes não voltou aos estádios, mas acompanha futebol pela TV. Os trabalhos de fisioterapia e fonoaudiologia seguem a todo o vapor. Em média são oito horas de tratamento. Ele fala quase sem dificuldade, mas ainda tem algumas limitações, sobretudo na escrita. O momento é de total dedicação aos tratamentos. Não há prazo definido para o retorno.

INCERTEZA EM RELAÇÃO AO FUTURO COMO TREINADOR

Divulgação/Vasco
Ricardo Gomes já admitiu que se não retornar até o final do ano poderá se aposentar da carreira de treinador. Se transformar em dirigente é uma possibilidade, assim como a retirada definitiva do esporte. Nos bastidores do Vasco, todas as pessoas concordam que ele não tem condições de retornar esse ano a São Januário. Desde o seu afastamento do futebol, o Vasco é comandado por Cristóvão Borges. O ex-auxiliar de Gomes vive momento complicado e lida com vaias da torcida no Campeonato Brasileiro. O time está na quarta posição