PSV marca nove gols e faz história. Anzhi avança com pintura de Eto'o

Eto'o em ação no jogo Anzhi x AZ Alkmaar (Foto: Divulgação)Camaronês passa por quatro defensores antres de marcar. Time holandês aplica a maior goleada da história da atual versão da Liga Europa

O PSV Eindhoven se classificou para a fase de grupos da Liga Europa nesta quinta-feira ao golear o Zeta, de Montenegro, por 9 a 0 no estádio Philips, num jogo em que bateu recordes na competição continental. O placar representa a maior goleada da história do segundo torneio mais importante do Velho Continente desde que foi rebatizado como Liga Europa, na temporada 2009/2010, e o maior placar agregado. Na ida, o PSV já havia batido o time montenegrino por 5 a 0 fora de casa.
Se levado em conta todo histórico da competição, que antes era chamada de Copa da Uefa, a equipe de Eindhoven fica atrás de outros times da Holanda. A maior goleada em um só jogo foi os 14 a 0 do Ajax sobre o já extinto Red Boys Differdange, de Luxemburgo, em 1984. Em 1973, o Feyenoord fez 9 a 0 na ida e 12 a 0 na volta diante do Rumelange, outro representante luxemburguês, assinalando a maior vantagem de todos os tempos na soma dos resultados: 21 a 0.
   Jogadores do PSV entraram para a história da Liga Europa (Foto: Divulgação / Site oficial do PSV)
Os grandes nomes da vitória do PSV nesta quinta foram Matavz e Wijnaldum, com três gols cada. Van Ooijen balançou a rede duas vezes, e Jorgensen também deixou o dele.
Atual vice-campeão da Liga Europa, o Athletic Bilbao apenas administrou a vantagem construída no jogo de ida diante do HJK Helsinki, em que havia vencido por 6 a 0 no San Mamés. Hoje, os bascos chegaram a estar perdendo por 2 a 0 e 3 a 1, mas empataram em 3 a 3 e ficaram com a vaga.
Anzhi goleia com belo gol de Eto'o
O Anzhi não teve dificuldades para superar o AZ Alkmaar e goleou o time holandês na Holanda por 5 a 0. Eto'o fez "apenas" um gol, mas foi o destaque da partida por ter feito uma pintura. O camaronês driblou quatro defensores antes de concluir a jogada e confirmar o segundo gol para o time. Na ida, os russos haviam vencido por 1 a 0.
- Conquistamos o nosso principal objetivo neste começo de temporada, que era a vaga na fase de grupos da Liga Europa. E da melhor maneira possível, goleando o AZ Alkmaar, fora de casa. Nosso time está bem preparado e agora vamos em busca de voos mais altos. Queremos, no mínimo, disputar de igual para igual uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada e ir ainda mais longe nesta edição da Liga Europa - disse o zagueiro João Carlos.
    Eto'o mostrou que ainda não perdeu o talento e o faro de gol (Foto: Divulgação)
Duas grandes decepções foram o CSKA de Moscou e o APOEL. A equipe russa havia batido o AIK por 1 a 0 na Suécia na primeira partida, mas perdeu por 2 a 0 na volta, em casa, com direito a um gol sofrido aos 48 minutos do segundo tempo. Já os cipriotas, que foram até as quartas de final da Liga dos Campeões na última temporada, ficaram fora da Liga Europa também com uma derrota como mandante, por 3 a 1 diante do Neftçi. Na ida, no Azerbaijão, as equipes haviam empatado em 1 a 1.
Quinto colocado do último Campeonato Português, o Marítimo eliminou o Dila Gori, da Geórgia, com duas vitórias. Depois de terem vencido por 1 a 0 em casa no primeiro jogo, os lusos fizeram 2 a 0 como visitantes na volta. Os gols foram marcados por Héldon, de Cabo Verde, e pelo brasileiro Danilo Dias, ex-atleta do Goiás e do Atlético-GO.
Outro português que avançou foi o Sporting. Jogando em Lisboa, os Leões golearam o AC Horsens, da Dinamarca, por 5 a 0 com direito a um gol do ex-corintiano Elias.
O sorteio dos grupos da Liga Europa acontece nesta sexta-feira em Mônaco.
PSV comemoração (Foto: Divulgação / Site oficial do PSV)