Timão coloca Brasil como maior campeão

Com título do Corinthians, país chega a dez conquistas e deixa Itália e Argentina para trás
Alessandro beija troféu do Mundial: brasileiros na frente / Toshifumi Kitamura/AFPAlessandro beija troféu do Mundial: brasileiros na frenteToshifumi KitamuraMaior campeão mundial de seleções, o Brasil agora também passa a dominar entre os clubes com o título do Corinthians. A conquista em cima do Chelsea foi o décimo título do país, somando as edições do atual formato do Mundial de Clubes com o torneio intercontinental que era disputado anteriormente. Argentina e Itália, com nove cada, ficaram para trás.
Além de deixar o Brasil como país mais vencedor do Mundial de Clubes, o bicampeonato do Corinthians ajuda os sul-americanos a acabar com a soberania dos europeus no torneio: agora são 26 para cada lado. Supremacia que, na verdade, foi conquistada recentemente, já que o Timão quebrou um tabu de cinco anos só com os europeus sendo campeões. A última vez que um sul-americano havia levantado a taça foi em 2006, com o Internacional.
As taças dos brasileiros são divididas entre seis clubes: São Paulo (3), Santos (2), Flamengo, Grêmio, Inter e o próprio Timão, que também conquistou em 2000. A Inglaterra, por sua vez, segue sem muitos títulos com a derrota dos Blues. São apenas duas conquistas, ambas do Manchester United (a primeira em 1999, contra o Palmeiras, e a última em 2008, diante da LDU).
Pela Argentina, Boca Juniors (3), Independiente (2), Estudiantes, Racing, River Plate e Vélez Sarsfield já venceram. A Itália tem o clube com maior número de títulos: o Milan, com quatro. Inter de Milão (3) e Juventus (2) elevam as conquistas do País da Bota para nove. Os outros países com títulos são: Espanha (6), Uruguai (6), Alemanha (3), Holanda (3), Portugal (2), Sérvia e Paraguai.
Veja todos os vencedores por país:
Brasil: São Paulo (3), Corinthians (2), Santos (2), Inter, Grêmio e Flamengo
Argentina: Boca Juniors (3), Independiente (2), Estudiantes, Racing, River Plate e Vélez Sarsfield
Itália: Milan (4), Inter de Milão (3) e Juventus (2)
Espanha: Real Madrid (3), Barcelona (2) e Atlético de Madrid
Uruguai: Nacional (3) e Peñarol (3)
Alemanha: Bayern de Munique (2) e Borussia Dortmund
Holanda: Ajax (2) e Feyenoord
Inglaterra: Manchester United (2)
Portugal: Porto (2)
Sérvia: Estrela Vermelha
Paraguai: Olimpia