Túlio faz 2 e chega aos 995 gols na carreira

Artilheiro marca de pênalti e, segundo suas próprias contas, faltam agora apenas cinco para o milésimo
Túlio Maravilha comemora um dos dois gols

Túlio Maravilha comemora um dos dois gols de pênalti / Divulgação/BotafogoEnfim, Túlio Maravilha balançou as redes com a camisa do Botafogo. Após passar em branco nos amistosos, contra Boavista e Cachoeiro-ES, o camisa 7 alvinegro marcou dois e chegou a 995 gols na carreira, segundo as próprias contas. Foi nesta quinta-feira à noite, em Campos dos Goytacazes, na vitória do time sub-23 do Glorioso por 4 a 1, diante do Rio Branco-RJ, da cidade do Norte Fluminense.
 Como nas outras partidas, Túlio perdeu uma série de chances, mas um pênalti logo no início do segundo tempo foi a oportunidade que o atacante teve para marcar seu gol. O Rio Branco, jogando com uma equipe de veteranos da região e convidados, chegou a fazer seu gol com Diego Maurício, mas levou o empate pelos pés do atacante de 43 anos, logo após o intervalo, e a virada mais adiante.

CHANCES PERDIDAS E SUSTO

A partida, que estava prevista para começar às 18h, acabou começando apenas 40 minutos depois. Tudo por causa de uma pelada entre empresas locais, que acabou postergando o começo do jogo principal. Quando a bola rolou, o que se viu foi um embate entre uma equipe de muitos garotos, caso do Botafogo, e muitíssimos veteranos do lado campista.
 Túlio procurava se movimentar bastante e poderia ter marcado seu primeiro gol já nos momentos iniciais. Mesmo bem marcado pelos experientes Ciro e Odvan, ele chegou a balançar a rede em um chute de longe, em que o goleiro Macula, do Rio Branco, aceitou. Porém, a arbitragem havia marcado falta sobre o atacante ainda antes da finalização, invalidando o gol.
 Com os jovens jogando para deixar o veterano em condições, não demorou para que Túlio não tivesse mais chances. Até falta o veterano bateu, levando perigo à meta do não menos experiente Macula. Mas a melhor chance veio aos 28 minutos, quando o atacante recebeu lindo passe de Yguinho, mas chutou em cima do goleiro.
 A festa quase foi estragada, ironicamente, por um ex-jogador do Flamengo. O atacante Diego Maurício, atualmente no Alania Vladikavkaz, da Rússia, recebeu bola na área em um contra-ataque e abriu o placar, já no finzinho do primeiro tempo. Parecia que o gol de Túlio, mais uma vez, ia ficar para a próxima. Mas nem isso tirou dos torcedores o ânimo por verem o craque. Ele saiu de campo aclamado pelos muitos alvinegros que foram ao estádio.

GOLS MARCADOS E MAIS TANTOS PERDIDOS

O segundo tempo começou não às escuras, mas na penumbra. Apesar da pouca iluminação em uma parte do campo - que foi duramente criticada pelo zagueiro Odvan -, já que metade dos refletores do estádio estava com defeito, quem brilhou foi Túlio Maravilha. Logo na volta do intervalo, após um escanteio vindo da direita, o camisa 7 foi ao chão. O árbitro não teve dúvidas e marcou pênalti. Momento de expectativa no Godofredo Cruz.
 Na bola, Túlio bateu com a calma de sempre, deslocando o goleiro e chegando àquele que se tornou, segundo sua própria marca, o gol de número 994 na carreira. 1 a 1 no placar, e Túlio foi buscar a bola dentro da rede junto com todos os companheiros, em uma cena que até lembrou o milésimo gol de Pelé.
 Pouco depois, o artilheiro deu mais mostras de sua idolatria. Carismático que sempre foi, trocou de chuteiras após marcar. O par que tinha o número 993 deu lugar ao "994", numa espécie de "atualização" que vinha em seus pés. A cada momento em que o jogo parava, aproveitava para saudar os torcedores espontaneamente e ouvia coros com seu nome.
 Nem as diversas oportunidades perdidas em seguida - uma delas praticamente debaixo do travessão, inclusive - tiraram o ímpeto do atacante e o ânimo da torcida. O Botafogo poderia ter virado o jogo muito antes de quando conseguiu, mas só balançou a rede pela segunda vez aos 33 minutos: Índio correu pela esquerda e cruzou para a marcar. Pouco depois, Túlio driblou o goleiro e chutou no travessão, mas Yguinho marcou, fazendo 3 a 1.
 Mais ainda faltava o ato final. Túlio recebeu na grande área em contra-ataque e foi novamente derrubado na área. Novo pênalti, mais uma vez cobrado com categoria. Botafogo 4 a 1 e o veterano foi para a torcida comemorar.
 Pouca iluminação, atraso, chances perdidas... A verdade é que Túlio finalmente balançou as redes. Diante de uma torcida apaixonada, o veterano ídolo deixou sua marca e diminuiu para seis gols a distância para o "milésimo" em sua controversa conta. Resta agora saber onde e quando será o próximo passo da jornada do artilheiro alvinegro.