Queniano vence a São Silvestre

Edwin Kipsang venceu a prova no masculino; melhor brasileiro foi Giovani dos Santos, que terminou na quarta posição
Kipsang cruza a linha de chegada da São Silvestre / Fotos: Nelson Antoine/Folhapress
Kipsang cruza a linha de chegada da São Silvestre
A festa queniana na edição-2012 da São Silvestre está completa. Depois de Maurine Kipchumba faturar a prova feminina, foi a vez de Edwin Kipsang levar o título da prova masculina. Ele completou o percurso em 44m06, seguido por seu compatriota Joseph Aperumoi. Mark Korir, também do Quênia, ficou com a terceira colocação.
 O melhor brasileiro foi Giovani dos Santos. Destaque das provas de rua do país ao longo desta temporada, ele ficou com a quarta posição e assegurou um lugar no pódio. Hafid Chani, do Marrocos, completou o pódio, na quinta colocação.
 Como de costume, um grupo de sete atletas se destacou logo no início dos 15km da prova paulistana. Predominantemente africano, apenas Giomar Ferreira da Silva, José Roberto Jesus e Giovani dos Santos "se intrometeram" e marcaram presença para o Brasil no pelotão que se desgarrou.

Giovani dos Santos comemorou com aviãozinho o quarto lugar
Giovani dos Santos comemorou com aviãozinho o quarto lugar
A esperança de um brasileiro brigar pelo título logo se esvaziou, uma vez que três atletas do Quênia tomaram a dianteira no quinto quilômetro: Mark Korir, Joseph Aperumoi e Edwin Kipsang.
 Em seguida, Kipsang e Korir conseguiram distanciar-se de Aperumoi e aparentemente duelariam pela vitória. Contudo, Korir, vice-campeão do ano passado, não suportou o forte ritmo de Kipsang, e deixou-o abrir vantagem logo no início da subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no trecho final da prova.
 Kipsang seguiu com um ritmo de prova constante, sem dar chance de reação para Korir - que ainda perderia a segunda colocação para Aperumoi. O Quênia reencontrou a vitória na São Silvestre após três anos. Desde 2009, quando James Kipsang levou o bicampeonato, o país africano não conquistava o título. Esta foi a 13ª vitória dos quenianos na São Silvestre.