Levantamento feito pela Consultoria BDO, respeitada empresa de auditoria e contabilidade, mostra que, nos últimos quatro anos, o Corinthians tem cimentado a sua posição como o clube com a marca mais valiosa do Brasil, seguido do Flamengo e do São Paulo. Outros clubes que registraram bom crescimento em termos percentuais foram Vasco, Bahia, Coritiba e Santos.
Mas, a julgar pelo seu verdadeiro potencial e levando-se em conta que esse trabalho da BDO contempla até o mês de outubro, pode-se que concluir que o Corinthians arrecada bem menos do que deveria e do que efetivamente poderia arrecadar. Ainda mais agora que acabou de conquistar o Mundial de Clubes.
O Corinthians e o Flamengo – os dois primeiros desses ranking BDO – por incrível que pareça, passaram quase o ano inteiro sem patrocinador máster. Outra demonstração de que o Corinthians precisa profissionalizar a sua operação de marketing/comercial foi o acordo com a Nike para o fornecimento de material esportivo. O negócio, de R$ 30 milhões/ano, à primeira vista é muito vantajoso para o clube, mas a diretoria ficou frustrada ao tomar conhecimento, dias depois, que o Flamengo e o São Paulo fecharam contratos mais vantajosos, respectivamente com Adidas e Penalty.
Está explicado, portanto, porque mandaram embora o vice-presidente Luis Paulo Rosenberg. Era dele essa missão de negociar com patrocinadores.