s.E.R. NOROESTE, de Concórdia/SC, completa seus 50 anos
O Clube de Quintino faz parte de um seleto grupo que tem muita história para contar
A população do Alto Uruguai Catarinense, a SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA NOROESTE, da Comunidade de Lajeado Quintino, interior da Cidade de Concórdia, comunicar a todos, que desde o dia 01 de janeiro, completou 50 anos de sua fundação, consolidando como referência em Esporte, Lazer e cultura.
A sede do Clube Arena Polivalente está localizada em 6Km da área central do municipío polo da região, sendo uma ótima opção para o bem estar das pessoas que aqui convivem e trabalham.
Venha nós visitar, torçam e vibrem pelo o Quintino e conheça um pouco mais de nossa história, de como surgiu o Clube...
S.E.R. NOROESTE - Institucional
Em 01 de janeiro de 1963, Domingo Schiavini, Luis Maziero, Antonio Lazzarotti, Anselmo Magarinos, Aldino Magarinos, Celito Maziero, João Sulenta, Palmiro Jose Cavalli, Dorvalino Euclides Mioranza, Alfledo Rubini, entre outros desportista fundaram a S.E.R. NOROESTE. A Sociedade Esportiva e Recreativa teve aprovado seu primeiro Estatuto Social, e teve como primeiro Presidente Izelindo João Anzolin.
O objetivo do Clube era e é a integração da Comunidade de Lajeado Quintino com a Cidade de Concórdia e os municipíos do Alto Uruguai Catarinense.
No início, o Clube era representado com as cores vermelho e preto, camisetas listradas. Após seu registro em cartório, foi sugerido o verde e o amarelo.
No dia 18 de maio de 1967, foi adquirido uma área de terra, para a Praça de Esporte, em Lajeado Quintino, para que associados e comunidade em geral podesse aproveitar, sendo este local até os dias atuais a Sede Social do Clube.
O NOROESTE participou de vários Torneios, Copas e Campeonatos, mas no dia 16 de maio de 2002, em Congresso Técnico do Campeonato Municipal do Interior da Cidade de Concórdia 2002/2003, ficou decidido pelas Comunidades presentes que o Interiorano a partir deste ano aconteceria por Série A, B e C, sendo que o Clube de Quintino, por ter ficado entre as primeiras equipes colocadas no ano anterior, ficou mantida na Série A, mesmo não marcando presença no dia do Congresso, conforme Livro Ata n° 02/2002. Caiu para Série B no Campeonato Municipal do Interior do Municipio de 2003/2004.
Muitas foram as façanhas e vitórias alcançadas, mas o primeiro titulo importante para a Comunidade foi a 1° Colocação no Campeonato Municipal do Interior - Série B do Municipio de Concórdia/SC, no ano de 2005, vencendo o clássico regional, time do Barriga Verde, da Comunidade de Presidente Kennedy na grande final.
Subiu pela primeira vez para Série A do Interiorano Municipal (já tinha participado em 2002, quando o Interiorano passou a ser disputado por Série), mas com dificuldade para manter-se, não demorou muito para retornar para a Série B deste Campeonato.
Mas com o trabalho e o empenho das pessoas que fazem parte da Comunidade e a dedicação da Comissão Técnica e dos Atletas, novamente no ano de 2008, o Clube participau de mais uma final, contra Equipe da comunidade de Santa Terezinha, vencendo e sagrando-se Bi Campeão da Série B do Campeonato Municipal do Interior de Futebol de Campo Amador, tornando o NOROESTE, Clube tradicional de Lajeado Quintino, referência no esporte, cultura e lazer na Cidade de Concórdia e região.
Com a vaga de Campeão do Interior de 2008, o Quintino sobe para Série A pela segunda vez, e em 2010, ano bastante difícil para o Clube, novamente retorna para a Série B.
No ano de 2011, na Assembleia Geral Ordinária, com aprovação unamine dos Sócios presentes, foi realizada a alteração do Estatuto Social, ficando estado de acordo com o Regimento do Código Civil Brasileiro de 2002. Nesta oportunidade foi também aprovado o Distintivo, a Bandeira, o nome da Sede Social, conhecida a partir deste momento de Arena Polivalente e definido como Padroeiro do Clube o Santo Expedito.
Ainda em 2011, com apoio de toda a Comunidade de Lajeado Quintino, a bandeira defendida pelo Clube de Quintino, foi preparar as categorias de base, investindo nas escolinhas de futebol de campo, para que no futuro próximo, estes alunos possam defender as cores do NOROESTE.
Diante destes acontecimentos, de envolver a Comunidade como um todos, com um trabalho especial para a criança, adulto e idosos, principamente com cunho social, em parceria com Público Privado, o clube de Quintino, a S.E.R. NOROESTE, foi declarada de Utilidade Pública Municipal, da Cidade de Concórdia/SC, conforme Projeto de Lei 63/2011.
O Clube alçou novos ares e entrou para novas modalidades, em especial o Futebol de Salão, conseguindo bons resultados nas categorias de bases, Masculino e Feminino, no Força Livre Masculino e Feminino e Senior (Veteranos) Masculino.
Preparando-se as festividades do Cinquentenário, que acontecem em janeiro de 2013, em Assembleia Geral Ordinária, em janeiro de 2012, foi aprovado o Uniforme Oficial, que lembra o primeiro uniforme que o Quintino usava na época de sua fundação e junto com o Distintivo Oficial, vai servir para representar a Equipe na comunidade e fora dela.
Com dificuldades para manter-se entre os primeiros, em 2012, o NOROESTE é novamete rebaixado e deverá disputar a Série C do Campeonato Municipal do Interior de 2013, justamente quando completará 50 anos.
Aqui, não poderiamos deixar de homenagear todos os Fundadores, uns de saudosa memoria e outros, que continuam esta caminhada iniciadas antes mesmo de 63, junto com seus familiares, que através de Sociedade deram vida ao S.E.R. NOROESTE, cuja denominação é pelo motivo de Lajeado Quintino ficar na região Noroeste da Cidade de Concórdia/SC e pela simpatia que a Comunidade teve e tem pelo E.C. Noroeste, da Cidade de Bauru/SP, que em 2010 comemorou o seu centenário, conhecido principalmente naquela época por ser o primeiro Clube profissional do Rei Pelé.
Isto é um pouco dos 50 anos da história do S.E.R. NOROESTE - Clube de Quintino, da Cidade de Concórdia, da Região do Alto Uruguai Catarinense, Equipe Brasileira de destaque Mundial, que tem como patrimonio pessoas maravilhosas que mantém o nome do NOROESTE bem guardado em seus corações.