O Bando de Loucos no banco dos réus

postado por Marcondes Brito 
 
image

O que leva um torcedor de futebol a sair de casa com o propósito de causar danos e matar pessoas?
Só pode ser uma loucura. Poderia acontecer em qualquer estádio do mundo, com qualquer torcida, mas foi acontecer justamente com os corinthianos, ironicamente batizados pela midia de “bando de loucos”.
Depois de encantar o mundo e merecer elogios até da Fifa pela invasão do Japão em dezembro passado e, sobretudo, pelo comportamento exemplar que aquela massa humana demonstrou no apoio ao seu time, eis que esse mesmo bando de loucos volta a ser noticia pelo lado grotesco e absolutamente irresponsável.
O Corinthians não quer ser responsabilizado pelo que aconteceu no estádio de Oruro, mas certamente haverá alguma punição para servir de exemplo e tentar estancar o comportamento selvagem, principalmente das chamadas “torcidas organizadas”.
Nas páginas dos jornais bolivianos, acima, praticamente não se falou sobre o empate de 1×1 entre San José e Corinthians. Muitos esquecem que o futebol é um entretenimento. Alguns querem transfonrmá-lo numa guerra.
Mesmo que os assassinos venham a ser condenados á prisão perpétua; mesmo que o Corinthians seja excluido da Copa Libertadores (e essa é uma das possibilidades), nada vai trazer de volta a vida de Kevin Espada, o jovem e indefeso torcedor boliviano.