Justiça gaúcha interdita Beira-Rio

MP gaúcho havia pedido pelo fechamento do estádio enquanto as obras acontecessem, por questão de segurança. Inter vai recorrer
Obras no Beira-Rio para a Copa / Divulgação/Site Inter
Obras no Beira-Rio para a Copa Divulgação/Site Inter
Depois de uma visita na última quarta-feira, o juiz João Ricardo dos Santos Costa definiu nesta sexta-feira pela interdição do Estádio Beira-Rio para eventos esportivos e culturais. O Ministério Público gaúcho havia pedido pelo fechamento do complexo enquanto as obras para a Copa do Mundo acontecessem, por problemas de segurança. Em nota oficial, o Inter avisou que vai recorrer.
A decisão determina multa de R$ 1 milhão para descumprimento do parecer do juiz. O texto afirma que qualquer atividade que utilize as arquibancadas está proibida. A segurança dos torcedores ou frequentadores foi o mais colocado em xeque por Costa, que reconheceu os esforços do Inter em deixar tudo correto, mas considerou insuficiente.
“Como dito no início, o problema não está nas medidas que estão sendo tomadas, mas nos resultados que se possam alcançar diante de um evento extraordinário. Sintomático é o fechamento de todos os demais estádios do país que estão em obras. Em matéria de segurança, a prevenção é um componente fundamental, daí a necessidade de antever eventos que não são impossíveis de acontecer”, destacou Costa, na decisão divulgada pelo Tribunal de Justiça.
O Beira-Rio tem previsão de ficar pronto apenas no final de 2013. Esse prazo pode mudar com o fechamento do complexo, já que a Andrade Gutierrez poderá colocar mais gente para trabalhar na reforma. A situação, inclusive, foi proposta pela empreiteira nas negociações com o clube, que bateu o pé e não quis o fechamento.
Atualmente, o futuro estádio da Copa do Mundo de 2014 está em obras, após a concretização da parceria, há 90 dias. A arquibancada inferior está destruída quase em sua totalidade - falta apenas metade do quadrante 3, a chamada geral, e o quadrante 2.
O Inter já estudava locais para mandar suas partidas para quando não tivesse casa - o planejado era no segundo semestre de 2013, por conta da necessidade de mexer no gramado. Uma ronda por cidades do interior gaúcho que tem maior número de associados não está descartado. Os estádios do Vale e Centenário, do Novo Hamburgo e do Caxias, respectivamente, estão na pauta.
A nota oficial do Inter:
"O Sport Club Internacional recebeu, há poucos instantes, o teor da decisão da lavra do Dr. João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível de Porto Alegre, que deferiu a liminar pleiteada pelo Ministério Público e determinou a interdição do estádio Beira-Rio para eventos esportivos e culturais, ou que impliquem na utilização das arquibancadas do Estádio. O Clube, a partir de agora, passa a elaborar o recurso que será interposto perante o Tribunal de Justiça do Estado do RS, objetivando a cassação da liminar deferida."