Mundial terá dois sistemas de tecnologia
Torneio no Japão será teste para Hawk Eye e GoalRef, duas tecnologias de linhas de gol aprovadas até agora
Durante palestra na Soccerex, Christoph Schmidt, chefe de gabinete da Secretaria Geral da Fifa, revelou que a entidade usará o Mundial de Clubes para analisar qual tecnologia de linha de gol (GLT) é mais eficiente e fará uma escolha entre Hawk Eye e GoalRef para os próximos torneios.
Schmidt, que esteve acompanhado de representantes das duas tecnologias, ainda disse que as entidades terão livre arbítrio para escolher qualquer uma das GLTs e se querem usar alguma delas.
A expectativa da Fifa é que novas GLTs passem a ser testadas e recebam o FQP, espécie de selo de qualidade da Fifa. Até agora, 11 GLTs foram indicadas, mas apenas duas receberam a honraria e podem passar a ser usadas.
“As GLTs têm uma licença de dois anos que é renovável. Vamos usar os dois sistemas no Mundial de Clubes da Fifa e depois escolheremos. Nunca obrigaremos nenhuma liga ou estádio a ter tecnologia na linha de gol porque realmente agora é muito caro. Mas esperamos que, com o passar do tempo, novas pessoas venham com novas tecnologias e isso diminua o preço”, comentou Schmidt.
As duas tecnologias aprovadas até agora são relacionadas a câmeras colocadas estrategicamente no estádio (Hawk Eye) e chip na bola (GoalRef).