Contratação de Dunga deve ser definida em nova reunião nesta semana

Presidente e treinador falaram sobre planos nesta terça, mas ainda há questões a serem resolvidas
 

Contratação de Dunga deve ser definida em nova reunião nesta semana Valdir Friolin/Agencia RBS
Treinador teve uma primeira conversa com Luigi nesta terça Foto: Valdir Friolin / Agencia RBS

O primeiro encontro formal entre Giovanni Luigi e Dunga, hoje, não foi tão promissor quanto o técnico esperava. Tratou-se mais de uma conversa geral sobre os planos do Inter para a temporada 2013, além de questionamentos do dirigente sobre a rotina de trabalho do treinador, do que propriamente um encaminhamento de acordo.
O contrato por um ano, prorrogável até o final de 2014, foi sugerido, mas não foi formalizado ao treinador. Ainda assim, o presidente e o técnico deverão ter uma nova reunião, possivelmente nesta quarta ou quinta-feira, quando um acordo será encaminhado - com grandes chances de um acerto.
   Amanhã, em Porto Alegre, Dunga terá um encontro com dirigentes chineses. Antes mesmo de o Inter demitir Fernandão, um clube da China havia procurado o ex-volante a fim de contratá-lo. Dunga pediu um prazo para analisar a oferta e também foi sondado pelo futebol inglês, mas tudo isso ocorreu antes de o Inter ficar sem opção de técnico para o ano que vem. Aos chineses, Dunga agradecerá a proposta e afirmará que está em negociações avançadas com o clube da sua cidade. Porém, a oferta de emprego do Inter ainda precisa avançar - e ser melhor detalhada.

Na reunião, Luigi sequer comentou com Dunga a respeito da composição da comissão técnica para 2013. O presidente queria conversar sobre as ideias do treinador e sobre o seu plano de trabalho. Dunga quer autonomia para trabalhar e deseja tratar com um departamento de futebol que comungue das suas ideias - mas a vice-presidência de futebol colorada para 2013 ainda está vaga.
Inter tem Paixão como nome certo. Taffarel é mais difícil Paulo Paixão é tido como uma contratação certa para 2013 no Beira-Rio. O preparador físico, porém, encontrará alguma dificuldade em deixar o Grêmio, uma vez que o clube deverá apresentar uma proposta mais encorpada para não perder o profissional para o rival. O plano colorado com Paixão é diminuir as lesões que derrubaram boa parte do elenco nessa temporada.
O ex-goleiro Cláudio Taffarel, homem de confiança de Dunga e que seria o seu indicado para auxiliar técnico, entende que terá dificuldades para deixar os turcos do Galatasaray, onde trabalha como preparador de goleiros. Taffarel recorda que chegou à Turquia por indicação do técnico Fatih Terim (seu treinador ainda nos tempos de goleiro do Galatasaray) e que se mostrou preocupado com as informações do seu possível retorno a Porto Alegre.
A contratação de Dunga seria também a reinvenção de D'Alessandro no clube. Desmotivado durante boa parte do ano, o meia teria tudo para voltar a ser o jogador de 2010 com a presença do amigo no comando da equipe. E o Inter ainda depende muito de seu camisa 10.