GettyCandidatos para a Bola de Ouro serão conhecidos nesta quinta-feira em São PauloA Fifa e a revista France Football anunciarão nesta quinta-feira, a partir de 11h (horário de...
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os favoritos para ficarem com mais uma Bola de Ouro
Dois nomes pintam como favoritos a aparecerem nesse grupo de laureados: o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, mas dois brasileiros também vivem a expectativa de estar entre os finalistas e participar da festa de gala da Fifa, no dia 3 de janeiro, em Zurique: Neymar, do Santos, e Marta, do Tyreso FF, da Suécia.
A meia-atacante da seleção brasileira sabe bem o que é participar de eventos como esse, já que arrebatou a Bola de Ouro cinco vezes seguidas, entre 2006 e 2010. A intimidade com o prêmio é tanta, que amanhã, além de concorrente, ela também será a apresentadora do evento na capital paulista.
Os três finalistas que serão divulgados foram escolhidos através dos votos de jornalistas, técnicos e capitães das seleções nacionais, a partir de uma lista prévia. Entre os jogadores, são 23 finalistas, com destaque para seis espanhois, todos integrantes da seleção campeã europeia em meados deste ano.
Os representantes do futebol campeão do mundo e bicampeão continental, são Iker Casillas, Andrés Iniesta, Xavi, Gérard Piqué, Sergio Ramos, Xabi Alonso e Sergio Busquets. Os três primeiros aparecem como fortes candidatos a fazerem companhia a Messi e Cristiano Rolando na grande final.
Com os dois astros sobrando na disputa, além do sexteto espanhol, Neymar precisará desbancar outros 14 atletas que correm por fora na briga pela Bola de Ouro. São eles, o colombiano Falcao García, o argentino Sergio Agüero, os italianos Mario Balotelli, Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo, os alemães Manuel Neuer e Mezul Özil, o francês Karim Benzema, o sueco Zlatan Ibrahimovic, o inglês Wayne Rooney, o marfinense Yaya Touré e o holandês Robin Van Persie.
Entre as mulheres, Marta tem nove concorrentes de peso na briga pela premiação individual, entre elas a atual vencedora da Bola de Ouro, a japonesa Homare Sawa. Outras representantes das atuais campeãs do mundo são Miho Fukumoto e Aya Miyama. Também estão na disputa quatro americanas, medalhistas de ouro em Londres 2012: Carli Lloyd, Alex Morgan, Megan Rapinoe e Abby Wambach. Além disso, a francesa Camille Abily e a canadense Christine Sinclair.
Entre os técnicos do futebol masculino, três alemães, três italianos, dois espanhois, um escocês e um português concorrem ao prêmio. Os destaques são Vicente del Bosque, campeão da Eurocopa com a Espanha, além dos técnicos de Barcelona e Real Madrid, Josep Guardiola (que ficou no clube até o meio da temporada) e José Mourinho, respectivamente.
Além deles, aparecem os dois finalistas da última Uefa Champions League, o italiano Roberto di Matteo, recentemente demitido do Chelsea, e o alemão Jupp Heynckes, do Bayern de Munique; o escocês Alex Ferguson, do Manchester United; Roberto Mancini, do Manchester City; Joachim Löw, da seleção alemã; e Cesare Prandelli, da italiana. A grande novidade é o também alemão Jürgen Klopp, bicampeão nacional com o Borussia Dortmund. Também estão na lista,
No futebol feminino, a principal favorita para a conquista do prêmio entre treinadores é a sueca Pia Sundhage, campeã olímpica comandando a seleção dos Estados Unidos. Entre os demais nove candidatos aparecem mais três mulheres, as alemãs Silvia Neid, que comanda a seleção principal de seu país, e Maren Meinert, da seleção sub-20, além da inglesa Hope Powell, da seleção inglesa e britânica.
Os outros sete candidatos são o francês Bruno Bini, o inglês John Herdman, bronze em Londres 2012 comandando a seleção canadense, o francês Patrice Lair, campeão Campeonato Francês, da Copa da França e da Liga das Campeãs da Europa, os japoneses Norio Sasaki, atual campeão e medalhista de prata nos Jogos deste ano, com o Japão, e Hiroshi Yoshida, da seleção sub-20 de seu país, além do americano Steve Swanson, campeão mundial sub-20 com os EUA.
Além de Marta, participarão do evento no centro de convenções do Anhembi, Ronaldo, membro do Comitê Local da Copa do Mundo de 2014, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, além do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.