O Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu o Palmeiras com a perda de quatro mandos de campo mais R$ 40 mil de multa pelos incidentes no clássico contra o Corinthians, no Pacaembu,
Palmeiras perde quatro mandos de campo e pode voltar a São Paulo na penúltima rodada; Luan pega três jogos
Torcida do Palmeiras se envolve em confusão e polícia tenta controlar ânimos no Pacaembu
adiram o setor das numeradas para pressionar dirigentes, quebraram cadeiras, provocaram empurra-empurra com a polícia e atiraram objetos dentro do gramado. O time terá de jogar fora de São Paulo contra Coritiba, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense, podendo voltar à cidade diante do Atlético-GO, na penúltima rodada.
Juninho Lola, auxiliar de Gilson Kleina no Palmeiras, visitou o estádio Santa Cruz nesta quinta
Juninho Lola, auxiliar de Gilson Kleina no Palmeiras, visitou o estádio Santa Cruz nesta quintaO clube foi colocado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de desordens, invasão e lançamento de objetos no gramado, com pena de um a dez jogos a 100km da cidade da equipe. Pelo código, o Palmeiras podia pegar até 20 partidas de gancho. O departamento jurídico palmeirense já informou que irá pedir efeito suspensivo.
O julgamento - O advogado do Palmeiras José Mauro Couto ainda tentou defender o clube com a exibição de um vídeo que mostrou Romarinho, atacante do Corinthians, comemorando o gol em direção à torcida rival e também o lance que gerou a expulsão de Luan, punido por três jogos de gancho (leia mais abaixo).

A defesa do Palmeiras, por meio do advogado Guilherme Lipi, ainda alegou que o "clube tentou agir para identificar os torcedores que cometeram vandalismo", e que o Palmeiras puniu os que conseguiu identificar.

O gerente de futebol César Sampaio também participou do julgamento. "Na zona de rebaixamento, traçamos uma meta para esse clássico. E alguns torcedores foram ao estádio com o intuito de agredir os dirigentes", disse. O cartola ainda admitiu que o Palmeiras merece a punição, mas fez ressalvas. "A gente está aqui para que a justiça seja feita, mas para mostrar que o Palmeiras fez o possível e o Romarinho foi infeliz".
A procuradora Renata Quadros, porém, colocou: "A repressão por parte do Palmeiras foi zero. No jogo do Cruzeiro, por muito menos, o clube tomou seis partidas e isso tem de ser parâmetro. Os torcedores identificados não foram pelo clube, mas sim pela federação através do vídeo. Olhem com muita atenção o absurdo que aconteceu".
Ainda assim, vale lembrar que não há problemas para o jogo deste sábado contra a Ponte Preta, às 21h, no Pacaembu. A despedida da capital, inclusive, será com bom público, já que mais de 21 mil entradas já foram vendidas até o início desta tarde. Outra partida já confirmada para o estádio municipal é o confronto pela Sul-Americana, terça-feira, contra o Millonarios, da Colômbia.
Diante do cenário, a comissão técnica do Palmeiras já andou visitando estádios pelo interior paulista nesta semana para definir onde mandará os jogos: a Fonte Luminosa, em Araraquara (270km), e o Santa Cruz, em Ribeirão Preto (313km), já foram olhados de perto. "Não é ruim pela torcida porque vai ter palmeirense no interior. Mas é ruim pela logística, claro", disse o técnico Gilson Kleina nesta sexta-feira.
"Na capital ou no interior, não vamos fugir. Temos que dar a cara para bater, estamos fazendo o apelo para que o torcedor jogue junto porque confiamos em nosso trabalho. Não pode ser diferente em um lugar ou outro. O que quero é que quem nos abrigar consiga se adaptar a nossa qualidade. Treinamos em um campo impecável, o palco do jogo tem que ser no mesmo nível", decretou.
Árbitro relata ofensas de Luan e arremesso de objetos no gramado
Árbitro relata ofensas de Luan e arremesso de objetos no gramado


Veja os jogos restantes para o Palmeiras como mandante no Brasileiro:

Palmeiras x Ponte Preta (no Pacaembu)

Palmeiras x Coritiba

Palmeiras x Cruzeiro

Palmeiras x Botafogo

Palmeiras x Fluminense

Palmeiras x Atlético-GO



Luan - O atacante palmeirense foi punido por três jogos por ter ofendido o árbitro Marcelo Aparecido de Souza na mesma partida, após ser expulso. "Você é um ladrão, filho da p.., vou te quebrar! Seu m...! Cambada de ladrão", escreveu o juiz na súmula do dérbi Palmeiras x Corinthians. Ele acabou absolvido da acusação de agressão no lance com o corintiano Guilherme Andrade, que resultou o segundo amarelo e a expulsão do palmeirense.
Como já cumpriu a suspensão automática, Luan tem mais duas partidas de gancho e não enfrenta Ponte Preta e São Paulo pela sequência do Campeonato Brasileiro.
No depoimento na tarde desta sexta-feira, Luan disse: "Em clássico você já entra num clima diferente, e a situação que o Palmeiras está passando deixa a gente mais nervoso. Após o gol, o Romarinho beijou o símbolo em direção à nossa torcida organizada. Eu fiquei nervoso e fui perguntar por que ele estava fazendo aquilo. Fiquei surpreso e bastante nervoso [lance rendeu cartão amarelo ao palmeirense]. Não sei o que falei, mas não sou de falar palavrão. [Depois] O Guilherme veio com uma força a mais, tirou a bola para lateral e eu, para me defender, fiquei parado [lance que rendeu o segundo amarelo e a expulsão]".
O atacante do Palmeiras ainda admitiu que chamou o árbitro de "ladrão", mas negou ter dado uma peitada no juiz: "Em momento nenhum eu encostei nele".