Atlético-MG perde para o Náutico nos Aflitos

Galo voltaria à liderança do Brasileirão se vencesse o Timbu
Jogadores do Náutico comemora o gol de Souza (D) / Antônio Carneiro/Folhapress
Jogadores do Náutico comemora o gol de Souza
O Náutico venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Estádio dos Aflitos, no Recife. Em uma tarde ruim, o time de Belo Horizonte sofreu a seu quarta derrota na temporada e perdeu a chance de retomar a liderança, que segue ocupada pelo Fluminense. O Galo é vice-líder do torneio, com 51 pontos, dois a menos que o primeiro lugar. O Timbu, por outro lado, atingiu a 12ª colocação, com 31 pontos conquistados.
 O time mandante começou melhor. Com maior domínio do jogo, o Timbu trocou bons passes e envolveu o visitante. As principais jogadas da primeira etapa saíram dos pés do meia-atacante Rhayner. O jogador da equipe pernambucana usufruiu de sua velocidade para incomodar o goleiro Victor. No tempo inicial, o camisa 11 foi responsável por três lances de muito perigo.
 As jogadas alvirrubras comprovam a superioridade do time. No primeiro minuto, Rhayner recebeu ótimo cruzamento de Rogério e finalizou por cima do gol de Victor. Aos 26 minutos, o mesmo atleta criou nova oportunidade. Desta vez, no entanto, foi o lateral-direito Alessandro quem finalizou para fora.
 O Alvinegro, por sua vez, teve dificuldades para reter a bola e trocar passes, ponto forte do time de Cuca neste Campeonato Brasileiro. Ronaldinho e Bernard – que constituíam dúvidas do treinador – não mostraram o bom futebol de costume e, por isso, o Galo não conseguiu criar boas chances de abrir o placar.
 Na volta da intervalo, as duas equipes não efetuaram modificações. E o domínio do Timbu permaneceu. Bastou apenas três minutos para o time mandante inaugurar o marcador. Rafael Marques falhou na marcação e obrigou Júnior César a cometer falta. Na cobrança, o volante Souza finalizou rasteiro, por baixo da barreira, e estufou a rede do goleiro Victor.
 Após o gol, o Náutico recuou, buscando os contragolpes, enquanto o Atlético-MG adiantou o seu posicionamento para tentar igualar o confronto. A equipe mineira, entretanto, seguiu com dificuldades na criação de jogadas. Abaixo da crítica, Ronaldinho e Bernard criaram apenas uma oportunidade.
 Saindo nos lances de velocidade, o Náutico ainda conseguiu uma penalidade com o atacante Araújo. O camisa 10 do time de Pernambuco foi o responsável pela bola parada. Porém, ele parou nas mãos do goleiro Victor, que ainda teve que sair para fazer nova intervenção.
 A defesa do arqueiro atleticano deu moral ao Alvinegro. Ronaldinho passou a chamar o jogo. Porém, o craque errou bastante no momento do último passe. Os outros homens do setor de criação - Bernard e Escudero - pouco fizeram também. A única chance de risco do Galo ocorreu aos 38 minutos da etapa complementar, em uma cobrança de falta de R49.
 O goleiro atleticano teve que fazer uma nova intervenção. Rogério recebeu lançamento de Dadá e finalizou forte, aos 41 minutos. O camisa 83 fez caiu no canto certo e afastou a chance do Timbu ampliar a sua vantagem. O volante Josa ainda foi expulso. Aos 48 minutos, o meio-campista agrediu o lateral-direito Marcos Roicha e foi punido com um cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA:

NÁUTICO (1): Gideão; Alessandro, Alemão, Ronaldo Alves e Douglas Santos; Elicarlos, Josa, Souza (Alison - 43'/2ºT) e Rhayner; Araújo (Dadá - 38'/2ºT) e Rogério. Técnico: Alexandre Gallo

ATLÉTICO-MG (0): Victor; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Júnior César (Richarlyson - 28'/2ºT); Pierre, Leandro Donizete, Danilinho (Escudero - 12'/2ºT), Ronaldinho e Bernard; Leonardo (Neto Berola - 16'/2ºT). Técnico: Cuca

Local: Estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Data-horário: 16/9/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Fabrício da Silva (GO) e Bruno Rizo (SP)
Gol: Souza (3'/2ºT)
Cartões amarelos: Douglas Santos (NAU); Rafael Marques, Júnior César, Marcos Rocha, Victor (CAM)
Cartão vermelho: Josa (NAU)