10 fatos que culminaram na queda de Felipão
Eliminações para Goiás e Guarani, briga com dirigentes e jogadores e o penúltimo lugar no Brasileirão culminaram na queda do treinador
Na segunda passagem, Felipão conquistou apenas um título no Palmeiras
, com o time na penúltima colocação do Brasileirão. O treinador estava na equipe desde junho de 2010, quando chegou com status de "salvador da pátria" ao clube, há 10 anos sem títulos de expressão. Mas ao contrário do que se imaginava, a passagem de Felipão pelo Verdão rendeu muitas brigas e discussões e apenas o titulo da Copa do Brasil 2012. O band.com.br elegeu dez fatos que culminaram na demissão do treinador:
A segunda passagem de Luiz Felipe Scolari pelo Palmeiras se encerrou nesta quinta-feira
Fora do G-4 em 2010
Ao assumir a equipe em junho de 2010, Felipão tinha como meta a vaga para a Libertadores, mas fracassou. O Palmeiras terminou a competição em décimo lugar, assegurando apenas a vaga para a Copa Sul-Americana.
Eliminação para o Goiás na Sul-Americana
A equipe dirigida pelo gaúcho tinha sua grande oportunidade de conquistar um torneio internacional. Na semifinal da Sul-Americana, o Verdão foi eliminado pelo Goiás em pleno Pacaembu.
Eliminação para o Corinthians no Paulistão
Considerado um dos favoritos para o título paulista, o Palmeiras fez bela campanha na primeira fase e terminou na segunda posição. Nas semifinais, o time de Felipão foi eliminado para o Corinthians na decisão por pênaltis.
Palmeiras 0 x 6 Coritiba
No dia 5 de maio de 2011, Felipão sofreu o seu maior vexame como treinador alviverde. Pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras levou uma goleada de 6 a 0 do Coritiba, no confronto de ida, e foi eliminado, depois de vencer na capital paulista por 2 a 0.
Briga com a DIS
Em junho de 2011, Luiz Felipe Scolari barrou Tinga - nem no banco de reservas o meia ficou. O jogador pertencia ao grupo de investimento DIS, que na visão de Felipão seduzia os jogadores para que eles aceitassem propostas de clubes do exterior. Já o grupo afirmou que o afastamento do meia foi por conta de “questões religiosas”. Tinga foi afastado e declarou que não tinha mais condições de atuar pelo clube.
Eliminação para o Vasco na Sul-Americana
O Verdão enfrentou o Vasco pela segunda fase da competição internacional. Na primeira partida no Rio, vitória vascaína: 2 a 0. Em São Paulo, o Palmeiras venceu por 3 a 1, mas o gol fora de casa eliminou os paulistas.
Luta contra o rebaixamento
Após passar o ano reclamando que não tinha elenco, Felipão e Palmeiras repetiram a fraca campanha de 2010 e terminaram o Brasileiro na décima colocação, garantindo apenas a vaga para a Copa Sul-Americana. Antes, porém, o Alviverde viveu o drama da ameaça de rebaixamento, que não foi pior porque o time reagiu na reta final.
Briga com Kleber e João Vítor
Em outubro de 2011, o volante João Vítor foi agredido por torcedores em frente ao estádio Palestra Itália. Segundo o jogador, as agressões partiram dos palmeirenses, que chutaram seu carro. Mas, para Felipão, a história foi diferente. Quem teria incentivado a briga foi o meia do Palmeiras. Na sequência veio o problema com Kleber. O jogador ficou revoltado pela falta de atitude da diretoria após a agressão a João Vitor e disse que o técnico gostava de expor os atletas. Sem clima no clube, o jogador se transferiu para o Grêmio.
Briga com Frizzo
Em janeiro deste ano, Felipão enviou uma lista de 12 atletas para serem contratados pela diretoria palestrina - grandes reforços ou, em como ele mesmo dizia, os "camarões". Mas o treinador teve que se contentar com jogadores com Juninho, Daniel Carvalho e Román. A falta de reforços de peso tirou a paciência de Felipão, que culpou dirigentes - especula-se que o vice-presidente de futebol Roberto Frizzo - por prejudicar as negociações com "piadas" e deixar o Palmeiras sem as contratações.
Eliminação para o Guarani no Paulistão
Com poucos reforços e muita cobrança, o Palmeiras iniciou o Paulistão com boa campanha. Mas do meio para o fim da fase de classificação, o clube despencou da segunda para quinta posição. Nas quartas, jogando na casa do adversário por conta do quinto lugar, o Palmeiras foi eliminado depois de perder por 3 a 2. Foi a senha para uma nova crise e dúvidas sobre a permanência de Felipão no cargo.
Penúltimo lugar no Brasileirão
Depois de conquistar a Copa do Brasil, único feito de Felipão em seu retorno ao Palmeiras, o time começou a despencar no Brasileirão. A derrota para o Vasco por 3 a 1, o 14º tropeço no campeonato, levou a equipe para a penúltima colocação e, após reunião nesta quinta, custou o cargo do treinador.