O jornal Lance errou ao “amarelar” para o Corinthians

postado por Marcondes 
 

Quando deu esta capa no último sábado, na edição que circulou apenas para o público do Rio de Janeiro, o jornal Lance tinha a clara intenção de vender mais exemplares aos torcedores do Vasco. Não creio que tenha havido a intenção de achincalhar o Corinthians, clube que acabou de conquistar o título mundial.
Mas a reação da diretoria e da torcida corintiana foi tão violenta que os editores decidiram pedir desculpas. Publicaram esta Nota da Redação:
“Em nenhum momento, obviamente, houve intenção deste LANCE! de ofender o Corinthians ou sua imensa e Fiel Torcida.A expressão ‘Chupa’, como se sabe, faz parte do vocabulário do futebol. Está nos estádios, nos bares, na boca dos torcedores. A capa de sábado se propôs sim a ser provocativa, a expressar o sentimento da torcida do Vasco (por isso foi publicada apenas no Rio) como tantas outras que este diário fez ao longo dos seus mais de 15 anos de existência. Provocativa, sim, mas sem ofender. E aos que tiveram essa percepção, que se registre as nossas desculpas. É comum, nas redações do Rio e de São Paulo, recebermos mensagens de que a cobertura do L! favorece a este ou aquele time. E é essa diversidade de opiniões que nos dá a tranquilidade e a convicção de que fazemos um jornalismo imparcial e independente, sem favorecimentos. Calcado, principalmente, no respeito às instituições que, como o Corinthians, constroem a história do nosso esporte. Calcado no respeito à paixão do torcedor, seja ele de que time for e onde ele estiver”.
Comentário meuO futebol, como esporte de massa, provoca paixões desenfreadas. E, tanto quanto a política, é uma atividade dinâmica. Alguém já disse que a política é como nuvem, “você olha agora e está de um jeito, mas se olhar novamente, a paisagem pode ter mudado”. Então, se o Corinthians está numa situação privilegiada hoje – e intolerante às criticas ou brincadeiras de um jornal – pode perder esta condição a qualquer momento. É preciso ter “fair play”, expressão inglesa que significa estar de conformidade com a regra estabelecida; aceitação serena e elegante de uma situação que lhe é adversa. Veja, por exemplo, o que aconteceu em dezembro, antes da final do Mundial de Clubes. A Nike, patrocinadora do Corinthians exibiu outdoor em Londres com um recado aos torcedores do Chelsea. Instalado perto do Stamford Bridge, estádio do Chelsea, o outdoor tinha a frase: “The Almighty (O Todo-Poderoso). Aqui é Corinthians”. E se fosse o contrário? E se o Chelsea tivesse colocado um outdoor nas proximidade do Parque Ecológico do Tietê provocando o Corinthians? Nesse caso do Lance, a melhor resposta que o Corinthians daria ao jornal seria insistir na contratação de Dedé e, no momento certo, tirá-lo do Vasco. E o Lance, por sua vez, não tinha nada que pedir desculpas. Já sacaneou o clube, por exemplo, quando houve aquela tragédia do Tolima na pré-Libertadores. Lembra? E ninguém reclamou. Em contrapartida, quantas vezes o jornal pintou suas capas de preto e branco para rasgar seda em favor do Timão?