Corinthians é o único brasileiro entre os times mais vitoriosos do mundo


 
Novo trabalho divulgado pela Pluri Consultoria coloca o Corinthians entre os clubes mais vitoriosos do mundo nos últimos cinco anos (está na 14a posição). Entretanto, se você considerar apenas o ano de 2012, além do Corinthians (que é o 3º) aparece também o São Paulo em 14º lugar. Este Ranking abrange 1.199 clubes de 95 países diferentes, que disputaram as 130 principais competições de futebol do Mundo nos últimos 5 anos, incluindo Campeonatos Nacionais de 1ª e 2ª divisões, Copas e Recopas Nacionais, Copas Continentais e o Mundial de Clubes.
O critério de avaliação leva em consideração o grau de dificuldade de cada competição, em função do nível e da quantidade de adversários. A pontuação dos segundos colocados de cada competição equivale a 60% da pontuação dos campeões. Do terceiro colocado em diante, o clube recebe pontuação equivalente a 66,7% do clube que lhe precede.
O número de clubes pontuados também é diretamente proporcional à importância do campeonato, nível e quantidade dos participantes. Copas Nacionais tem pontuação equivalente a 60% da pontuação dos campeonatos Nacionais. Nos casos em que o país tenha Copa Nacional e Copa da Liga Nacional, é feito um ajuste redutor na pontuação de cada campeonato, para evitar que os clubes do País seja beneficiados no Ranking mundial.
Vencedores de Recopas e Supercopas recebem pontuação equivalente a 20% dos vencedores das respectivas Copas Nacionais. Times rebaixados em campeonatos nacionais sofrem penalização, com pontuação negativa equivalente a 20% da pontuação do vencedor do respectivo campeonato. Os 5 países de campeonatos mais fortes tiveram as competições de 2ª divisão incluídas na avaliação: Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França. Nestes países, os vencedores da 2ª divisão recebem pontuação equivalente a 20% do vencedor da 1ª divisão