Goleiro Paulo Henrique, do Goiás, defende pênalti contra o Bahia

Goleiro defende quatro pênaltis, Goiás bate o Bahia e vai à final da Copa SP pela 1ª vez

    
Goleiro Paulo Henrique, do Goiás, defende pênalti contra o Bahia
O Goiás chegou de maneira heroica a sua primeira final da Copa São Paulo de juniores. Após ter um jogador expulso no início do segundo tempo e ver seu goleiro Paulo Henrique defender dois pênaltis, a equipe goiana assegurou empate por 1 a 1 diante Bahia no tempo normal. Após isso, levou a melhor nas penalidades ao ganhar por 3 a 0.
O protagonista da inédita classificação foi o goleiro Paulo Henrique. No tempo normal, ele defendeu duas penalidades batidas por Raylan. Depois, realizou outras duas defesas na decisão por pênaltis. Até então, a melhor participação do Goiás em uma edição da Copa São Paulo ocorreu em 1991, quando só foram parados pela Portuguesa, que tinha em seu elenco o craque Dener e acabou sendo campeã após bater o GrêmioFoi o Bahia que tratou de tomar a iniciativa da partida. Conseguia sufocar o time goiano e explorava bastante as laterais. E a postura deu certo. Aos 12min, após cobrança de falta e bate rebate dentro da área, Matheus acertou a trave. No rebote, o próprio camisa 9 tocou para o fundo das redes.
E poderia ser mais. Aos 22min, Feijão apareceu livre na área, mas bateu para fora e desperdiçou uma bela oportunidade. O Goiás precisava se abrir. E só começou a levar algum perigo a partir da segunda metade da etapa inicial. Essa mudança de comportamento surtiu resultado.
Aos 41min, o atacante Erick mostrou oportunismo e tocou para o fundo das redes. Para se ter ideia, esse foi apenas o segundo tento sofrido pelos baianos em toda a competição. No entanto, o time goiano perdeu um jogador expulso --Yago-- no início do segundo tempo.
Com um a mais em campo, os baianos cresceram. E, aos 18min, Ryder foi derrubado dentro da área. Pênalti. Raylan bateu, Paulo Henrique defendeu, mas a árbitra Regildênia de Holanda mandou voltar à cobrança. O próprio Raylan voltou a cobrar, e o inspirado Paulo Henrique realizou outra defesa.
O Goiás se animou. ‘Ignorou’ o fato de estar em campo com dez e partiu para cima. Aos 29min, por exemplo, Liniker acertou o travessão. No final, o goleiro goiano ainda fez outro milagre e assegurou os pênaltis. Na disputa, os baianos não fizeram nenhum gol, o goleiro Paulo Henrique brilhou, e o Goiás venceu por 3 a 0