Câmara de Porto Alegre instaura CPI para investigar Instituto Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho e família no lançamento do Instituto Ronaldinho em Porto Alegre
Ronaldinho Gaúcho e família no lançamento do Instituto Ronaldinho em Porto Alegre
O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mauro Zacher, do PDT, deferiu nesta quarta-feira o pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os repasses dos contratos assinados com a prefeitura da cidade para o Instituto Ronaldinho Gaúcho. Na última terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça atestou a legalidade das 12 assinaturas regimentais colhidas no requerimento de abertura apresentado pelos vereadores no dia 29 de março.
“Esperamos que a investigação possa cumprir com os seus objetivos constitucionais de apurar os fatos determinados pelo requerimento, dentro do prazo legal de 120 dias, que pode ser renovado por mais 60”, destacou o presidente Zacher ao site da Câmara de Vereadores.
A partir de agora, os líderes das 12 bancadas serão comunicados para que indiquem os nomes que irão participar da CPI. O PT terá direito a dois nomes, pois o vereador Mauro Pinheiro será escolhido o presidente por ser o autor da proposta. Os demais partidos terão direito a indicar um vereador para participar da investigação.
Após a comunicação, os partidos terão cinco dias para anunciar os escolhidos. Cumprido os trâmites, o vereador Pinheiro terá mais cinco dias para marcar a primeira reunião e iniciar os trabalhos.
O Instituto Ronaldinho Gaúcho foi inaugurado no final de 2006, na zona sul de Porto Alegre. A ideia era atender crianças carentes da região no local. Até dezembro de 2010, o projeto social havia estabelecido seis contratos com a prefeitura de Porto Alegre.