Após reunião na Fifa, governo e Del Nero ganham cadeira no Comitê Organizador da Copa

Luis Fernandes (dir.) será o representante do governo no COL

A reunião entre representantes do governo brasileiro e os chefes da Fifa marcou uma mudança na estrutura do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). O órgão, que é uma empresa privada gerida pela Fifa, terá agora em seu quadro um representante do governo federal. O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, é quem vai ocupar a vaga do governo no COL.
A mudança foi anunciada nesta terça-feira, em entrevista coletiva na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. Além do representante do governo, o COL também cedeu uma cadeira para Marco Polo Del Nero, membro do Comitê Executivo da Fifa e presidente da Federação Paulista de Futebol.
Segundo Fernandes, que acompanhou o ministro Aldo Rebelo na viagem à Suíça, a participação do governo no COL marca um novo momento na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que, a partir de agora, todos os envolvidos no evento trabalhão realmente juntos. "Estamos dando início ao um novo nível de integração. Vamos trabalhar juntos: Fifa, CBF, COL e governo."
A participação de governos nos comitês organizadores da Copa não é comum. De acordo o próprio secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, só na África do Sul, em 2010, é que pessoas ligadas ao governo entraram no COL.
No Brasil, será a segunda vez que isso vai ocorrer. Segundo Valcke, isso mostra que a Fifa cometeu um erro e está buscando consertá-lo. "Antes resolver isso agora do que não resolver nunca",  disse Valcke, sobre a mudança no COL.
O ex-jogador Ronaldo, que é membro do Conselho de Administração do comitê, aprovou a mudança. "Como ex-jogador, o que tenho a dizer é que time que não joga junto não ganha", afirmou na entrevista coletiva.