O time catalão já está eliminado do Campeonato Espanhol, mas conseguiu reunir 89 mil pessoas no Camp Nou para verem a vitória por 4 a 0 sobre o Espanyol, neste domingo. O número é pouco inferior aos 94.963 pagantes nas decisões dos Campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho.
A partida do Barça era especial por marcar a despedida do técnico Pep Guardiola após uma passagem brilhante marcadas por títulos e recordes, mas ainda assim o público nas finais regionais pelo Brasil deixou a desejar.
Entre os quatro principais Estaduais, Santos e Guarani reuniram o melhor público, com 40.146 pessoas - em outras finais, como no Pernambucano, o número foi maior (confira mais na tabela abaixo). A expectativa inicial era bem superior, já que o estádio Morumbi foi escolhido para ser palco do duelo justamente por ter capacidade maior que Vila Belmiro e o Brinco de Ouro, estádios de Santos e Guarani, respectivamente.
A arena tricolor estava apta a receber um total de 60 mil torcedores, carga de ingressos colocadas à venda para a decisão de domingo.
No Rio de Janeiro, o Engenhão também tinha espaço para mais gente ver o belo gol de bicicleta de Fred e os dois tentos marcados por Rafael Sóbis que garantiram a vitória do Fluminense por 4 a 1 sobre o Botafogo. O estádio recebeu apenas 28.182 torcedores.
A ausência dos principais clássicos pode explicar a falta de interesse dos mineiros e gaúchos em acompanhar as finais de seus estados. E foram justamente as duas regiões onde o público mais deixou a desejar.
Apenas 14.593 torcedores foram ao recém-inaugurado Independência assistir ao empate entre Atlético-MG e América-MG. Situação semelhante aconteceu no Rio Grande do Sul em que 12.042 aficionados de Internacional e Caxias acompanham o empate por 1 a 1, no estádio Centenário.