Na folia de Ronaldinho e Love, Fla elimina surpresa e pega o Vasco na semi

Reprodução/ESPN
No ritmo de Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love, o Flamengo conseguiu uma virada em quatro minutos neste sábado de Carnaval, eliminou a surpresa Resende ao vencer por 3 a 1 no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e classificou-se para duelar com o Vasco em uma das semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Com o resultado, o time rubro-negro chegou aos 15 pontos e passou como segundo colocado do grupo A, enquanto o Botafogo ficou em primeiro ao bater o Macaé por 3 a 0 e ir aos mesmos 15, mas com vantagem nos critérios de desempate. O Vasco já confirmou o primeiro lugar da chave B com 18 pontos, mesmo antes de jogar a última rodada, ainda neste sábado.

Mas a classificação rubro-negra teve susto. Logo aos três minutos do segundo tempo, Marcelo Regis subiu livre dentro da grande área, cabeceou e venceu Felipe, fazendo 1 a 0 para o Resende, que precisava apenas de um empate para ir a semifinal e voltar a eliminar o Flamengo, como fizera na Taça Guanabara de 2009.

Mas em quatro minutos o time comandado por Joel Santana virou, e graças as estrelas Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love. O primeiro, aos 13, subiu livre na área do Resende após cobrança de escanteio e cabeceou livre para empatar. Comemorou e chamou o time para a virada.

Virada que veio aos 17. Léo Moura cruzou da direita, Vagner Love antecipou-se à zaga adversária e desviou a bola para fazer 2 a 1 e levar a torcida ao delírio em Volta Redonda. Já aos 38 minutos, Negueba fez o terceiro e ratificou de vez a classificação. Ronaldinho, agora, parte aliviado para desfilar pela Grande Rio na noite de segunda-feira.

O Flamengo agora soma 37 partidas sem perder no Carioca - em três anos -, sendo 30 vitórias e sete empates. E volta a campo na quarta-feira para o clássico contra o Vasco, às 21h50, em duelo que definirá um dos finalistas da Taça Guanabara.
O jogo - O Resende iniciou o jogo de forma incisiva no ataque e marcando forte o Flamengo. Ronaldinho Gaúcho recebia marcação individual do volante Léo Silva, e o time de Joel Santana tinha dificuldades para penetrar.

Com o sol forte e o calor no Raulino de Oliveira, o ímpeto do Resende, entretanto, foi diminuindo, e o Rubro-Negro foi aos poucos achando espaços.

E o primeiro lance de perigo aconteceu aos nove. Ronaldinho cobrou escanteio pela esquerda, a zaga rebateu e a bola voltou para o R10, que se livrou do marcador com um belo drible e cruzou. Deivid tentou de cabeça mas não achou a bola, que sobrou mais atrás para Wellington tentar o chute, mas a bola saiu na direção do meio da pequena área e a zaga afastou.

Aos 12, Léo Moura avançou pela direita, fez fila, entrou na área e foi bloqueado na hora da conclusão pelo zagueiro Filipe Machado. O Flamengo dominava a posse de bola e comandava as ações do jogo, e o goleiro Felipe não tinha trabalho. O Resende, porém, era uma equipe bem armada em campo e não dava vida fácil ao adversário.

Aos 26, Léo Moura avançou livre pela lateral e levantou na área. A bola foi no segundo pau e o goleiro Marcos foi precavido e colocou para escanteio. Ronaldinho Gaúcho apareceu bem aos 33. O R10 recebeu na entrada da área pela esquerda, foi fazendo fila até cair. A bola sobrou para Vágner Love, que chutou de primeira mas a Mauro defendeu sem dar rebote.

O Fla tentava pressionar e aos 38, Willians tabela com Love e recebe na frente. O volante tenta a conclusão mas Mauro salva mais uma vez. No minuto seguinte, Ronaldinho, na meia esquerda, acha Luiz Antônio livre pela direita. O meia, dentro da área, tenta o chute colocado, mas Mauro espalma.

O Flamengo voltou com Bottinelli no lugar de Luiz Antônio, mas foi o Resende que começou o segundo tempo a todo vapor. Assim como na primeira etapa, a equipe do Sul-Fluminese tentou uma blitz contra o time da capital, e desta vez, deu certo.

Com 1 minuto, Felipe salvou o gol do Resende com uma defesa sensacional. Valdeir cobrou escanteio e Iuri cabeceou livre. Felipe espalmou. No minuto seguinte, Valdeir cobra falta da intermediária, pela direita, e levanta na área. Marcelo Regis, na marca do pênalti, cabeceia livre. A bola bate na trave e entra.

O Flamengo, liderado por Ronaldinho, não se abateu com o gol. Estranhamente, foi o Resende que caiu muito de produção e começou a dar chutões com muito tempo ainda de bola para rolar.

E a equipe de Joel foi em busca da virada e contou com suas duas maiores estrelas para chegar lá. Aos 13, Bottinelli cobrou escanteio pela direita do ataque e levantou na área. Ronaldinho Gaúcho subiu sozinho e cabeçeou para empatar a partida.

Quatro minutos depois, a virada veio numa bela jogada, que começou com R10 no meio campo. Ele tocou para Botinnelli, que lançou Léo Moura na direita. O lateral cruzou por baixo e Vágner Love se antecipou à zaga e ao goleiro e desviou para as redes: 2 a 1.

Depois de tomar a virada, o Resende acordou em busca de salvar a classificação. E quase chegou lá. Aos 32, Elias tocou por debaixo das pernas de Léo Moura e tocou para Marcelo Regis na pequena área, mas o atacante não chegou.

O Fla tentava segurar a pressão do Resende, e contou com a velocidade de Léo Moura e Negueba, que havia entrado no lugar de Deivid, para dar números finais à partida. O lateral puxou o contra-ataque e lançou o atacante livre na ponta direita. Negueba entrou na área e tocou na saída de Mauro.

FICHA TÉCNICA RESENDE 1 X 3 FLAMENGOLocal: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 18 de fevereiro de 2011, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)
Cartões amarelos: Marcel, Filipe Machado (Resende); Aírton, David Braz, Vágner Love (Flamengo)

Gols: RESENDE: Marcelo Regis, aos 2min do 2º tempo
FLAMENGO: Ronaldinho, aos 13, Vágner Love, aos 17, e Negueba, aos 38min do 2º tempo

RESENDE: Mauro, Wellington, Facundo Gomez, Filipe Machado e Kim (Emerson); Léo Silva, Iuri, Marcel (Hiroshi) e Valdeir (Léo); Elias e Marcelo Regis
Técnico: Paulo Campos

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Aírton, Willians, Luiz Antônio (Bottinelli) e Ronaldinho Gaúcho; Vagner Love (Maldonado) e Deivid (Negueba).
Técnico: Joel Santana