Kleber desencanta, Grêmio vence o Inter, e Luxa assume sem crise nas semifinais do Gaúcho

Do UOL, em Porto Alegre
 
O Grêmio espantou totalmente a crise gerada pela troca recente de treinador com uma vitória. Nesta quarta-feira, o time tricolor superou o Inter dentro do Beira-Rio por 2 a 1 e garantiu classificação para as semifinais do primeiro turno do Estadual. Kleber marcou o gol da vitória e foi símbolo da luta gremista.

O Gladiador, desde os primeiros minutos de jogo, "vestiu a camisa" do Gre-Nal. Orientando seus companheiros, brigando muito dentro de campo e buscando de todas as formas acabar com o mau momento, o camisa 30 gremista centralizou atividades ofensivas. No segundo tempo foi premiado com um gol. Léo Gago foi quem marcou o primeiro, e Leandro Damião fez o do Inter.

A vitória dá ao Grêmio a classificação para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Piratini. O adversário será o Caxias, no próximo final de semana, no estádio Centenário.
Grêmio e Internacional começaram a partida taticamente iguais. Ambos utilizaram losango no meio campo em formações de 4-4-2. A paridade de movimentações em grupo se refletiu em campo. Não houve superioridade em nenhum do lados. A primeira chance de gol do jogo foi de Gilberto Silva, que quase marcou para o Grêmio.
Aos poucos o Grêmio passou a mandar na partida. Em nada a equipe desta quarta parecia o time apático comandado por Caio Júnior até a última semana. Mesmo com técnico interino, o time tricolor comandou as ações do meio-campo. Tanto que aos 17 minutos, uma cobrança de falta de Marco Antonio obrigou Muriel a defender de soco, a na volta Léo Gago chutou, a bola deu na trave, nas costas do goleiro e entrou: 1 a 0 Grêmio.
O Inter melhorou e conseguiu o empate 10 minutos mais tarde. Fernando errou passe dando a bola de graça para Dagoberto. O ex-são-paulino lançou Leandro Damião que tocou na saída de Victor e deu igualdade ao placar.
Até o fim da etapa inicial, chances de Grêmio e Inter se alternaram. O nervosismo se tornou evidente nos jogadores. Kleber e D'Alessandro se desentenderam. O argentino levou cartão amarelo por reclamação, foi empurrado pelo Gladiador, e assim encerrou-se o primeiro tempo.
No segundo tempo, a superioridade gremista, ocorrida na primeira metade, já não foi vista. As chegadas foram esporádicas de parte a parte. Com 21 funcionou o sistema ofensivo gremista. Marco Antonio achou Kleber dentro da área, o Gladiador entrou sozinho e colocou na rede de Muriel. O Grêmio novamente estava na frente e bastava segurar 24 minutos para acabar com a crise.
Aos 33 minutos, Kleber deu lugar a André Lima. A boa partida acabara para ele, e o Grêmio parecia sólido. O time tricolor estava mais perto de marcar o terceiro do que sofrer o empate. Sem dúvida, a melhor atuação do ano veio quando mudou o comando técnico, contra o tradicional adversário. Aos 41 minutos, Leandro Damião teve chance em cruzamento e Victor fez uma linda defesa. O goleiro superou qualquer sombra que o clássico trazia sobre sua carreira. A vitória gremista foi confirmada e o clima será tranquilo para a Vanderlei Luxemburgo assumir o comando.