Del Bosque critica estratégia de faltas seguidas do Brasil na final no Rio
Derrotado na final da Copa das Confederações neste domingo com a Espanha, o técnico Vicente del Bosque felicitou o Brasil pela conquista, mas deixou no ar uma ressalva a respeito da estratégia da seleção de Luiz Felipe Scolari. O comandante criticou a repetição de faltas no meio-campo, em ações para interromper o conhecido jogo espanhol.

"O Brasil teve uma pressão muito forte em todo o campo. E além disso, não digo faltas violentas. Mas em certos momentos faltas muito seguidas, que não permitiram a continuidade do nosso jogo. Mas não quero que isso seja visto como uma desculpa", declarou o treinador espanhol após o revés de 3 a 0 no Maracanã.

Segundo estatística oficial da Fifa, os brasileiros cometeram 26 faltas na partida, contra 16 dos espanhóis.

No discurso após o jogo, o treinador da Espanha ainda lamentou o fato de sua seleção ter sofrido gols em momentos chave da partida.

"Foi uma excelente final, o Brasil foi superior. Tivemos má sorte em momentos cruciais do jogo, com gols no primeiro minuto e o outro quase no último do primeiro tempo. Depois no começo do segundo tempo, de novo", comentou.

Del Bosque ainda elogiou o esforço de sua equipe na campanha da Copa das Confederações, exaltando o "sufoco" em instantes de calor, experimentado principalmente nas partidas disputadas no Nordeste.

O vice-campeão da Copa das Confederações evitou fazer projeções de uma possível volta da Espanha ao Brasil para o Mundial do próximo ano. Del Bosque ressaltou que seu time ainda precisa assegurar matematicamente a vaga em campo, na disputa das eliminatórias europeias.

A seleção espanhola se despediu da Copa das Confederações com derrota por 3 a 0 para o Brasil no Maracanã, sofrendo dois gols de Fred e outro de Neymar. Andrés Iniesta foi eleito o segundo melhor jogador do torneio, enquanto que Fernando Torres terminou como artilheiro, com cinco gols