Conmebol abre processo disciplinar contra Grêmio e Luxa após confusão

Entidade vai julgar clubes, técnicos e alguns jogadores, entre eles Douglas Grolli, envolvidos na briga no Chile. Definição deve ocorrer até quarta

 
Luxemburgo confusão jogo Huachipato Grêmio (Foto: AFP)Luxemburgo se desentendeu com membros
da comissão técnica do Huachipato (Foto: AFP)
Embora o relatório da partida entre Huachipato e Grêmio não tenha citado a briga ao fim dos 90 minutos, a Conmebol anunciou nesta sexta-feira que abriu processo disciplinar contra os envolvidos na confusão após o 1 a 1 de 18 de abril, no Chile, que culminou com a classificação tricolor às oitavas da Libertadores.
De acordo com a nota no site oficial da entidade, a decisão foi tomada após a análise de vídeos e da súmula do árbitro uruguaio Martin Vazquez. O resultado de eventuais punições é esperado para antes dos jogos da próxima semana pelo torneio continental - o Grêmio joga na quarta, dia 1º de maio, contra o Independiente Santa Fé, na Arena.
- Depois de ter analisado os fatos ocorridos após a finalização da partida entre Huachipato e Grêmio, no dia de hoje (sexta), a Comissão Disciplinadora da Conmebol, depois de analisar os informes oficiais e as imagens da televisão, se procedeu a abertura de processo disciplinar a ambos os clubes, vários de seus jogadores e os técnicos que participaram dos referidos incidentes - avisa o comunicado.Se o Grêmio for apontado como responsável pela confusão, levará uma multa. A pena de Vanderlei Luxemburgo, que será julgado como causador da briga, pode ser de suspensão de uma partida. O zagueiro Douglas Grolli pode pegar pena de até três jogos.
- Recebemos a notificação nesta tarde. A análise foi feita com base em trechos da súmula e nas imagens da partida. Vamos apresentar uma defesa por escrito até segunda-feira - explica o advogado do departamento de futebol do Grêmio, Gabriel Vieira.
A confusão começou logo depois do término da partida. Os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Jorge Pellicer foram se cumprimentar, mas membros da comissão técnica do Huachipato se desentenderam com o treinador do Grêmio. Logo depois, um jogador e o preparador físico do clube chileno partiram em direção de Luxemburgo, que caiu. Foi o estopim para o início de uma confusão generalizada, que só terminou com a intervenção da polícia