Borussia goleia Real com show de Lewandowski

Atacante faz quatro gols e deixa o Dortmund muito perto de uma final caseira
Lewandoski comemora gol contra o Real: atacante fez os quatro gols do massacre alemão sobre o Real / John Macdougall/AFP
Lewandoski comemora gol contra o Real: atacante fez os quatro gols do massacre alemão sobre o RealO baile alemão na Liga dos Campeões, que começou na terça-feira em Munique, com o Bayern, terminou nesta quarta, em Dortmund. Diante da sua barulhenta torcida, o Borussia repetiu o time bávaro e goleou o Real Madrid por 4 a 1, no jogo de ida da semifinal da Champions. Lewandowski foi o autor dos quatro gols e entrou para a história, em uma noite – mais uma – inesquecível para a torcida do Borussia.
Cristiano Ronaldo descontou, ainda no primeiro tempo, empatando a partida, quando a igualdade parecia dar sobrevida ao Real. Mas, jogando em ritmo intenso durante quase todo o jogo, o Borussia não deu tempo para a equipe merengue respirar na etapa final.
Com uma movimentação intensa de Götze – que já está vendido ao Bayern – e Reus, o time alemão sufocou o Real e deslanchou na etapa final. Na frente, mesmo sem exibir grande técnica, Lewandowski resolveu com seus quatro gols, que o deixam na vice-liderança da Liga, com 10 – dois a menos que Cristiano Ronaldo. De quebra, o atacante entra para a história como o primeiro jogador a marcar quatro vezes em um jogo de semifinal.
Na reta final da partida, o Real conseguiu pressionar, mas sem assustar muito a meta do Borussia, nem ameaçar uma mudança de placar. Mais uma goleada germânica sobre equipes espanholas, e uma final caseira se desenhando ainda mais fortemente.

Sentados, jogadores do Borussia assistem à festa da torcida em Dortmund
Sentados, jogadores do Borussia assistem à festa da torcida em Dortmund - Foto: Odd Andersen/AFP

Com o resultado, o Borussia pode perder por até 2 a 0 que avança. O placar de 3 a 0 classifica o Real, e novo 4 a 1, só que para o time merengue leva a decisão para os pênaltis.
A partida de volta está marcada para a próxima terça-feira, no Santiago Bernabeu. Mas, assim como o segundo duelo na outra semi no Camp Nou, a partida tem tudo para ser um mero amistoso.

O jogo

Apesar de utilizarem esquemas idênticos, o modista 4-2-3-1, os donos da casa começaram sufocando o adversário. E a pressão deu resultado logo aos 7 minutos. Após jogada trabalhada pela esquerda, Schmelzer cruzou, Pepe falhou e Lewandowski escorou para o fundo do gol. A vantagem precoce deu tranquilidade suficiente para o Dortmund imprimir seu estilo de jogo.
Já o Real Madrid esbarrava na eficiente e cerrada marcação alemã. Com isso, só conseguia chegar perto do gol de Weidenfeller através da bola parada. Mesmo assim, não oferecia muito perigo. Já o Borussia aproveitava o dia inspirado da dupla Reus/Lewandowski para emplacar contra-ataques e jogadas em velocidade. Götze, já negociado com o rival Bayern, esteve apagado.
Quando todos imaginavam que os alemães iriam para o vestiário em vantagem, aconteceu o inesperado. Após cobrança de lateral, a bola sobrou para Hummels. O zagueiro falhou e permitiu que Xabi Alonso entrasse livre e só tivesse o trabalho de rolar para Cristiano Ronaldo empatar o confronto.

Anotou a placa?

O duro golpe nos minutos finais do primeiro tempo parece não ter afetado o Dortmund. Muito menos Lewandowski. Tanto que em 10 minutos, o camisa 9 do Borussia marcou duas vezes (primeiro com passe de Reus, depois aproveitando cruzamento de Schmelzer). O clima de festa contagiou a equipe de vez. Gündogan só não fez o quarto porque Diego López fez grande defesa.

Pouco depois Xabi Alonso derrubou Reus na área. E adivinha quem foi para cobrança? Ele mesmo: Lewandowski. Cobrança no meio do gol e quarto gol na conta do Cara da partida. Tentando diminuir o prejuízo, Mourinho apostou nas entradas de Di Maria, Benzema e Kaká. Apesar de duas boas chances, os espanhóis não conseguiram o segundo gol.

Cristiano Ronaldo, irritado: português chegou a empatar no fim do primeiro tempo, mas não conseguiu salvar a noite do Real
Cristiano Ronaldo, irritado: português chegou a empatar no fim do primeiro tempo, mas não conseguiu salvar a noite do Real - Foto: Patrik Stollarz/AFP

FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 4 X 1 REAL MADRID

Local: BVB, em Dortmund (ALE)
Data-Hora: 24/4/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL). Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartões amarelos: Khedira, Sergio Ramos e Özil (REA); Lewandowski (BOR)

Gols: Lewandowski - 7'/1ºT (1-0), Cristiano Ronaldo - 42'/1ºT (1-1), Lewandowsk - 5'/2ºT (2-1), Lewandowsk - 10'/2ºT (3-1) e Lewandowski - 21'/2ºT (4-1)

BORUSSIA DORTMUND
Weidenfeller, Piszczek (Grosskreutz - 37'/2ºT), Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender, Gündogan (Schieber - 46'/2ºT), Götze, Reus e Blaszczykowski (Kehl - 36'/2ºT); Lewandowski - Técnico: Jürgen Klopp.

REAL MADRID
Diego López, Sergio Ramos, Varane, Pepe e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso (Kaká - 34'/2ºT), Özil, Modric (Di Maria - 23'/2ºT) e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema - 23'/2ºT) - - Técnico: José Mourinho.