Neymar se junta a ídolo Messi em tentativa de reerguer Barcelona
Neymar cumprimenta Messi em amistoso Brasil x Argentina nos Estados Unidos em 2012

A união de Neymar com o ídolo Messi vai acontecer. O brasileiro anunciou a transferência para o Barcelona na segunda-feira e já foi colocado no clube espanhol como o Pelé do Século XXI. A referência dá o tom do peso da responsabilidade do atacante na missão de reerguer o Barça.
 O Barcelona perdeu parte do grande prestígio no futebol mundial ao ser humilhado pelo Bayern de Munique com o 7 a 0 do placar agregado nos dois confrontos contra o time alemão na semifinal da Liga dos Campeões. Na época, diversos críticos espanhóis opinaram que contratações eram urgentes. A de Neymar foi colocada como a principal.A junção com Messi é a grande arma do Barcelona para a próxima temporada. O brasileiro concorre à vaga de titular com nomes de ponta como David Villa, Pedro e Alexis Sánchez, e com o pupilo da base catalã Tello.
"Não sei se ele fechará ou não com o Barça, isso só ele sabe. O fato é que trata-se de um jogador que apresenta soluções individuais muito diferentes. Claro que para o Barcelona seria uma contratação maravilhosa", afirmou Messi no início da semana em entrevista ao canal "Qatar Alkass", dos Emirados Árabes.
Neymar julga Messi, eleito o melhor jogador do mundo nas quatro últimas temporadas, como o maior ídolo. Por diversas vezes, referências já foram feitas.
“O Messi é um atacante que não existe igual, melhor do mundo com certeza. Jogo com ele no videogame sempre. Imagina agora estar enfrentando no campo”, disse Neymar às vésperas de enfrentar o Barcelona no Japão em defesa do Santos na final do Mundial de Clubes em 2011.
Com três duelos na carreira, o argentino se tornou algoz de Neymar. A final do Mundial foi vencida pelo Barça por 4 a 0, e nos dois confrontos amistosos entre Brasil e Argentina, a seleção argentina venceu: 1 a 0 no Qatar, em 2010, com gol de Messi nos acréscimos, e 4 a 3, nos Estados Unidos, em 2012, com três gols do melhor do mundo.

Comparação entre os dois jogadores no Brasil eram frequentes. Só que o fato de Neymar ainda atuar no país sempre foi colocado como critério relevante para Messi ser considerado superior. Juntos, o brasileiro tem a chance de se nivelar ao argentino.
“Se comparar individualmente, Neymar é pra mim melhor que o Messi. Bate bem de esquerda, de direita, é um excelente jogador. Ele tem facilidade de sair para os dois lados, individualmente para mim é melhor”, comentou Pelé, que por diversas vezes apontou o brasileiro como o melhor do mundo.
O Atleta do Século foi lembrado pelo Barcelona no site oficial ao anunciar a contratação de Neymar: “Assim como 'O'Rei' em sua época, Neymar é o melhor jogador do Santos, talentoso (fazendo sua estreia em 2009) e na seleção brasileira”, citou o Barcelona.
Segundo apurou o UOL Esporte, a contratação de Neymar pelo Barcelona foi assegurada com o pagamento de 28 milhões de euros ao Santos, que possuía 55% dos direitos econômicos. O acordo com o brasileiro foi de cinco anos, sendo que o salário anual é de 7 milhões de euros.