Árbitro estava mal preparado, e
auxiliar errou gol fácil, diz Gaciba

Comentarista critica atuação de Carlos Amarilla, que não viu pênalti claro
para o Corinthians e diz que impedimento de Romarinho era lance fácil


O árbitro Carlos Amarilla, que apitou o empate por 1 a 1 entre Corinthians e Boca Juniors, nesta quinta-feira, estava mal posicionado e mal preparado fisicamente. A avaliação é do comentarista de arbitragem da TV Globo Leonardo Gaciba. Para o analista, o paraguaio estava, durante toda a partida, correndo de forma errada e, por isso, falhou em jogadas importantes.
- Eu tenho informações de que o Amarilla está em seu limite físico. É um árbitro cansado. Está travado dentro do campo de jogo. Não é o mesmo de cinco anos atrás - declarou o comentarista, no "Redação SporTV" desta quinta.
Aos nove minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Marín colocou a mão na bola dentro da área e desarmou Emerson. Gaciba vê pênalti claro na jogada e explica que Carlos Amarilla estava em uma posição ruim para observar a jogada.
Sheik, pênalti (Foto: Reprodução/SporTV)Marín tira a bola do controle de Emerson com um
tapa de direita (Foto: Reprodução/SporTV)
- Não tenho a menor dúvida de que houve o pênalti. O árbitro está muito próximo à área. Não foi um erro que aconteceu uma vez só na partida. Ele optou, ou não tinha condição física para ser diferente, por fazer o que a gente chama de "retagonal". Ele corre só de uma meia-lua para a outra. Nesse tipo de jogada é muito importante o árbitro ver de forma lateral - afirmou.
Novo erro do trio de arbitragem aconteceu aos 23 minutos da primeira etapa. Romarinho abriu o placar para o Corinthians, mas o gol foi anulado por impedimento. No entanto, o atacante estava em posição legal, e Leonardo Gaciba considera a jogada de fácil interpretação.
- Não tenho a menor dúvida de que o Romarinho estava em posição legal. Conversei com quatro ou cinco assistentes. Era uma jogada muito fácil, todos concordaram. O Romarinho, inclusive, está correndo na vertical. Isso facilita muito para o auxilar, para ver que não houve impedimento.
Carlos Amarilla, de 42 anos, apitou as finais da Copa América de 2004 e 2007 (ambas com vitórias do Brasil), além da decisão da Copa Sul-Americana de 2009, entre Fluminense e LDU. No entanto, o único ponto positivo de sua atuação na quarta-feira foi manter os ânimos dos jogadores sob controle.
- O Amarilla é um arbitro experiente. Ponto. Com a sua experiência, ele conseguiu manter o controle disciplinar da partida. Conseguiu manter Boca e Corinthians emum nível disciplinar muito bom.
Romarinho em posição legal; Corinthians x Boca Juniors (Foto: Reprodução/SporTV)