Retrospectiva: Brasileirão 2013

 
Relembre o marcou o Brasileirão 2013, que acabou no tribunal, mas que pode ter novas 'rodadas' em 2014. Em campo, só deu Cruzeiro
Maior destaque do Cruzeiro, Everton Ribeiro foi o craque do Brasileirão 2013 / Paulo Fonseca/Futura Press/Folhapress
Maior destaque do Cruzeiro, Everton Ribeiro foi o craque do Brasileirão 2013
O Brasileirão 2013 começou no campo, mas acabou no tribunal. Alheio aos julgamentos no STJD, que mudou a tabela na parte de baixo, o Cruzeiro sobrou na parte de cima e faturou o tricampeonato com quatro rodadas de antecipação. Na reta final, com o campeão definido, os olhos se voltaram para os protestos dos jogadores por melhores condições de trabalho. Veja abaixo o que deu o que falar no Brasileirão:
O Cruzeiro de 2013 faturou o título mais previsível dos últimos anos. A Raposa despachou os principais concorrentes em meados do segundo turno, abriu vantagem e, faltando menos de 10 rodadas, o time mineiro já tinha “cara de campeão”. E com quatro jogos de antecipação, a Raposa garantiu o tri. A comemoração foi no mínimo curiosa: já sabendo da derrota do Atlético-PR, que assegurava o título, o time festejou a conquista dentro do vestiário do Barradão, no triunfo sobre o Vitória. O time ainda teve o craque do campeonato, a surpresa Everton Ribeiro.
A campanha:

Ponto
s: 76 (13 a mais que o vice Atlético-PR)
Melhor ataque: 77 gols
Terceira melhor defesa: 37
Melhor driblador: Everton Ribeiro


Artilheiros sem grifeO campeonato tinha Fred, Pato, Guerrero, Luis Fabiano, entre outros goleadores. Mas quem reinou na artilharia foram nomes pouco conhecidos. O primeiro colocado foi Ederson, do Atlético-PR, seguido do folclórico e eficiente Hernane “Brocador”, do Flamengo. Veja a lista dos cinco melhores:
Ederson (Atlético-PR): 21 gols
Hernane (Flamengo): 16
Dinei (Vitória): 16
Cícero (Santos): 15
Fernandão (Bahia): 15