Garrote: Trabalho que vem rendendo frutos


Cleimar Raber ou simplesmente Garrote. Esse é o codinome de um dos responsáveis pelo bom momento dos goleiros na Liga Nacional e no Estadual. Garrote treina diariamente em dois períodos com os três profissionais do Passarela/Águia Seguros/IACC/Unimed/Concórdia/Umbro. Há menos de um ano, Garrote nem imaginava em tão pouco tempo estar trabalhando numa equipe profissional. Mais do que isso, sua perseverança diária já está rendendo frutos. Nesta semana veio uma boa notícia da Confederação Brasileira de Futsal: a indicação de Gian como um dos três melhores goleiros da Liga Nacional, o que coroa a dedicação deste jovem que iniciou o trabalho neste ano. “Esse é o fruto do trabalho que realizamos diariamente, que iniciou no começo da temporada e que vem dando certo”, comentou o preparador de goleiros.
Até o final de 2012, o morador do interior de Ipumirim, cidade próxima à Concórdia, tinha apenas a vontade de trabalhar com alguma modalidade de alto rendimento e, após um contato com o capitão Felipe (os dois estudam juntos na UnC Concórdia), aconteceu as primeiras conversas com a direção da Associação Concordiense de Futsal, e dias depois o desejo se concretizou e passou a ser o preparador de goleiros do futsal concordiense. “Queria trabalhar com o alto rendimento e surgiu esta oportunidade. Vou abraçar da melhor forma possível e espero continuar com ela o maior tempo possível”, destacou.
Garrote passou então a estudar minuciosamente cada ponto importante na preparação de goleiros, desde movimentos até a parte técnica. A dedicação vem surtindo efeito e Concórdia passa a ter um profissional, mesmo que jovem em relação a outros de grandes clubes, mas que já demonstra qualidade na profissão. “Estudo os movimentos prováveis em sequencia durante o jogo, juntando com os movimentos básicos que um goleiros executa. A partir daí coloco numa sequencia lógica e repasso para os atletas”, explicou Garrote.
Além de Gian ter sido escolhido como um dos três melhores goleiros da Liga Nacional, onde o torcedor pode votar através do site do Sportv, os outros dois goleiros, Roger e Nano também vem se destacando. Roger é artilheiro da equipe na Divisão Especial com cinco gols, o arqueiro que mais marcou gol na competição e Nano que é o titular da posição na equipe sub-20, cuja campanha é excepcional, com oito jogos e oito vitórias.