Time chileno aposta em ex-traficante russo que já foi jogador profissional

Santiago Morning, da segunda divisão, dá chance a Maxim Molokoedov, de 24 anos, que já atuou no futebol russo. Revelação estreia no sábado

Por GLOBOESPORTE.COM
Maxim Molokoedov russo presidiário (Foto: Reprodução)Maxim ao lado de Hernán Ibarra, técnico do
Santiago Morning
O Santiago Morning, clube da segunda divisão chilena, terá uma atração bastante inusitada em seu elenco para a próxima temporada. O time da capital decidiu “buscar” um reforço no time da penitenciária de Santiago: o russo Maxim Molokoedov, condenado a três anos de prisão por tráfico de drogas.
Molokoedov, de 24 anos, já havia jogado na segunda divisão russa, pelo Dínamo de São Petersburgo e pelo Pskov-747. No entanto, há dois anos, o volante foi pego em flagrante no aeroporto de Santiago, quando viajava para a Espanha, com seis quilos de cocaína escondidos em livros infantis.
Quando chegou à penitenciária de Santiago, logo chamou a atenção por sua habilidade com a bola, que o levou a ser convocado para jogar pelo time do presídio. Com Maxim, a equipe chegou ao título regional do campeonato entre presídios.
Encantado com o futebol de Molokoedov, o ex-jogador Frank Lobos (que já atuou no Vasco), treinador do time do presídio, procurou um time profissional onde o russo pudesse atuar. Surgiu, então, o Santiago Morning, que aceitou integrar o russo ao elenco. Para poder atuar como jogador de futebol, Molokoedov obteve uma autorização para treinar com o time e disputar as partidas - tudo sob vigilância da polícia.
Empolgado com a chance de voltar ao futebol profissional, Maxim chegou a renunciar a oportunidade de cumprir o fim de sua pena na Rússia, de acordo com Frank Lobos.
- Ele teve a chance de ir embora, mas recusou esse benefício. Poderia agora estar em sua casa, na Rússia, mas quis ficar para demonstrar o que vale e que vai se recuperar através do esporte. É um caso único no mundo - comemorou Lobos.
E o técnico do Morning, Hernán Ibarra, afirmou que o russo tem mesmo talento para o futebol. No primeiro treino - quando atuou com chuteiras emprestadas - Molokoedov empolgou.
- De 12 ou 13 passes que deu, não errou nenhum – destacou Ibarra.
A estreia em jogos oficiais de Maxim acontecerá no próximo sábado, em amistoso contra o Palestino. O clube agora tentará autorização para que Molokoedov atue na segunda divisão e na Copa do Chile.