Ricardinho pode ser impedido
de exercer a função de técnico

Comandante do Paraná não tem curso de educação física, e conselho
da categoria quer impedi-lo de ficar no banco de reservas do Tricolor


Ricardinho no jogo do Paraná Clube x Júnior Team (Foto: Maeva Moraes/Globoesporte.com)Ricardinho pode ser proibido de ser técnico neste ano
(Foto: Maeva Moraes/Globoesporte.com)
O técnico do Paraná, Ricardinho, pode ser impedido de exercer a função. Isso porque o comandante tricolor não tem tempo laboral suficiente - três anos como treinador antes de 1998 - nem curso de educação física, conforme prevê a Lei Trabalhista. O ex-meia assumiu o time no início do ano, depois de se aposentar como jogador.
O Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9) deve notificar Ricardinho, o advogado dele, Domingos Moro, o clube e o Ministério Público na próxima semana. Depois, o MP deve abrir um processo para decidir a situação do técnico.
Segundo o presidente do CREF no Paraná, Antônio Eduardo Branco, a notificação deve pedir para que Ricardinho não assine mais a súmula dos jogos. Segundo ele, não há possibilidade de o técnico trabalhar este ano, podendo voltar a atuar como treinador apenas em 2013, quando começar o curso de Educação Física.
- O Ricardo não pode exercer a função de técnico porque não tem tempo laboral, três anos suficientes, antes de 1998, para exercer a função, nem curso de Educação Física. Ele será notificado, provavelmente na segunda-feira, por ofício do Conselho. À luz da lei, ele não pode exercer porque não detém condições que a lei exige. Ele pode fazer o curso e, aí sim, exercer a função.
O Ricardo não pode exercer a função de técnico porque não tem tempo laboral, três anos suficientes, antes de 1998, para exercer a função, nem curso de educação física"
Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF
Ricardinho já fez um pedido de registro provisório no CREF, que foi negado. Ele entrou com recurso, que também foi negado. Depois da notificação, o caso vai para o MP. Se for proibido de exercer a função, Ricardinho não poderá assinar a súmula, nem ficar no banco de reservas.
O advogado de Ricardinho, Domingos Moro, já trabalha para deixar o técnico em condições de exercer a função. O treinador, inclusive, já está matriculado em educação física e deve começar o curso no ano que vem.
- Nós entabulamos toda a documentação do Ricardinho perante o Conselho e, desde janeiro, procuramos atender todas as exigências do Conselho. Porém, houve um indeferimento. Hoje, o Ricardinho já está matriculado num curso de educação física. Portanto, no próximo ano ele já poderia ser um provisionado. Então, já atende a esta situação - explica Domingos Moro à Ràdio 98 FM.
Ainda conforme o conselho, é preciso estar fazendo o curso de Educação Física, não apenas estar matriculado para atuar como um profissional provisionado.
Ainda com Ricardinho no banco de reservas, o Paraná Clube recebe o Ceará às 16h20m (horário de Brasília) deste sábado, na Vila Capanema, pela Série B do Campeonato Brasileiro.