DEZ NOMES DA PRIMEIRA LISTA DE MANO CHEGARAM AO FIM
Dos eleitos de Felipão para o Mundial em casa, apenas cinco estavam no grupo de Dunga na Copa anterior, na África do Sul. Julio Cesar, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva e Ramires atuaram em 2010 e agora levam a experiência à edição deste ano. Já Fred integrou o grupo de 2006.

"São seis jogadores que já disputaram Copa do Mundo e vamos ter que passar a nossa experiência de Copa do Mundo. A minha, a do Parreira a do Murtosa... e vamos convidar alguns ex-campeões mundiais, algumas pessoas com uma bagagem muito boa em termos de imprensa, para que eles nos ajudem em algumas palestras, para nós termos um ambiente e colocar alguma coisa a mais de como é uma Copa", declarou Scolari na entrevista coletiva após a convocação de quarta.

Por sua vez, da primeira convocação do ciclo, realizada por Mano Menezes para o amistoso de 10 de agosto de 2010 contra os Estados Unidos, dez nomes chegaram à Copa: Jeferson, Victor, David Luiz, Henrique, Thiago Silva, Daniel Alves, Marcelo, Hernanes, Ramires e Neymar.

Por outro lado, nomes como Ganso, Jucilei, Carlos Eduardo e Sandro perderam rendimento e acabaram ficando no meio do caminho. Alexandre Pato, uma aposta que há havia definhado no ciclo de Dunga, também estava na estreia de Mano, mas perdeu o seu espaço.

Então campeão da Copa do Brasil, o Santos foi o destaque nesta primeira convocação de Mano, com quatro integrantes. Se Neymar foi o símbolo do ciclo, com os dois treinadores, Ganso e Robinho acabaram perdendo espaço. Já o centroavante André deixou de ser um selecionável ainda naquele ano.