Medo, violência? Ídolo argentino no Brasil convida turistas a conhecerem Tigre
Medo, violência? Ídolo argentino no Brasil convida turistas a conhecerem TigreA torcida do Tigre, adversário desta quarta-feira do Palmeiras, pela Copa Libertadores, goza na Argentina da fama de fanática e por vezes violenta...
Delta do Rio Paraná na região de Tigre, ponto turístico da Argentina e casa do polêmico rival do São Paulo na final da Sul-Americana
A torcida do Tigre, adversário desta quarta-feira do Palmeiras, pela Copa Libertadores, goza na Argentina da fama de fanática e por vezes violenta. No final de semana passado, por exemplo, o time teve que jogar com portões fechados pelo campeonato nacional depois de sete pessoas terem saído feridas e uma outra ter sido morta em um confronto entre seus próprios torcedores.
"A torcida do Tigre é muito presente, sempre apoiou muito, nunca deixou o time sozinho. Mais ainda com esse presente maravilhoso. O Tigre era mais uma equipe da Série B e nas últimas temporadas virou uma equipe sul-americana, de Libertadores", explica ao ESPN.com.br Juan Pablo Sorín, ex-lateral esquerdo da seleção argentina e do River Plate e ídolo do Cruzeiro.
O Brasil ainda não ‘provou’ da suposta agressividade dos fãs do Tigre, mas enfrentar o clube da Região da Grande Buenos Aires se tornou uma preocupação depois que os jogadores da equipe azul e vermelha protagonizaram um episódio de violência na final da Copa Sul-Americana, ano passado, contra o São Paulo.
O time brasileiro alega que os argentinos tentaram invadir o vestiário são-paulino no intervalo da decisão no Morumbi, quando os mandantes venciam por 2 a 0. Os visitantes garantem que foram agredidos por seguranças dos donos da casa. Teriam inclusive sido ameaçados com armas de fogo. O São Paulo acabou sendo campeão diante da relutância do Tigre em voltar para o campo.
"É uma pena que uma final da Sul-Americana se defina só com um tempo. É uma pena que não tenha segurança dentro do vestiário e mais ainda que se entregue um troféu com uma final sem o jogo terminar. Não que o São Paulo não tenha merecido, acho que foi o melhor time da competição. Mas acredito muito nos jogadores do Tigre. Na primeira final sul-americana da história do time você acha que um jogador vai sair, vai desistir? De jeito nenhum. Deve ter acontecido alguma coisa e coisa muito feia", opina Sorín.
Se um argentino de ‘alma brasileira’ pensa assim, o que dirá dos torcedores do Tigre, inconformados com a perda do título para o São Paulo. Sinal de que os jogadores do Palmeiras devem ter problemas na partida desta quarta, em Buenos Aires?
Sorín garante que não e faz inclusive um convite. "Recomendo aos brasileiros que visitem a região do Tigre. É uma área muito linda da Argentina", diz o ex-defensor sobre a cidade, localizada em uma região nobre da Grande Buenos Aires, à beira do delta do Rio Paraná.
"Tomara que não aconteça nada, como não aconteceu outro dia com o Arsenal contra o Atlético-MG. Tudo que houve no Brasil foi dentro do campo, aonde é normal um xingar o outro, dar um toquezinho, procurar expulsar alguém. O problema foi a segurança. Espero que não aconteça nada."